Loading...

[Infográfico] O que Pokémon pode nos ensinar sobre investimentos

Por
29 de agosto de 2016
3 minutos de leitura
8 comentários

Você é da turma que assistia Pokémon quando ainda eram só 150? Ou já jogou Pokémon GO?

Se você respondeu sim a alguma das perguntas acima, então esse infográfico foi pensado exatamente para você. Nele, explicamos diversos tipos de investimentos, fazendo relação com personagens da mundo Pokémon.

A série animada Pokémon foi sucesso nos anos 90 e 2000, com personagens mundialmente famosos como Ash Ketchum e Pikachu. Com o Pokémon GO chegando aos smartphones, as ações da Nintendo chegaram a subir 119.25% em duas semanas antes do lançamento.

Em 2016, completam-se 20 anos de Pokémon, oficialmente. Porém, a ideia surgiu na década de 70, com Satoshi Tajiri, como o Henrique Carvalho, do Viver de Blog, contou no seu artigo/infográfico sobre a Jornada de Pokémon.

Uma vez que o universo Pokémon é tão bem conhecido, dedicamos um infográfico para explicar diferentes tipos de investimentos a partir dele. Você pode visualizá-lo abaixo ou, se preferir, baixe em alta resolução clicando aqui.

Comente ao final do post o que você achou 😉

Infográfico Investeaê - Pokemon vs Investimentos

E aí, gostou do infográfico? Comente abaixo o que você achou dele, inclusive se você tiver outras sugestões de relação Pokémon-Investimentos.

Você também pode compartilhar esse infográfico com seus amigos. Assim, ajudamos a formar mais mestres Pokémon, digo, dos investimentos.

Recapitulando a lista do infográfico, falamos dos seguintes investimentos:

  • Conta corrente – onde seu dinheiro não rende
  • Poupança – você pode fazer melhor do que isso
  • CDB/LCI/LCA – modalidades de renda fixa que costumam render mais do que a poupança, atreladas ao CDI
  • Tesouro Direto – possui três modalidades (Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado), através das quais você pode investir e obter retornos bem melhores do que a poupança
  • Ações – investindo em empresas e tornando-se sócio delas
  • Ouro/Dólar – duas formas de se proteger contra crises financeiras e reviravoltas do Mercado
  • Fundos de Investimento – são como condomínios: você investe junto com várias outras pessoas num mesmo tipo de ativo. Assim, há ganho de escala, por haver maior capital investido, o que possibilita buscar melhores retornos do que investindo sozinho
  • Opções/Mercado Futuro – Forma de investimento mais complexa, onde se busca ganhar na alta ou na baixa de determinado ativo ou índice
  • Plano de Previdência – Investimento voltado para a aposentadoria, feito através dos bancos mas que, por apresentar diversas cláusulas e condições, muitas vezes acaba não sendo tão vantajoso
  • Títulos de Capitalização – Pegadinhas dos bancos para ficar com seu dinheiro. Vendem os títulos em troca da chance de se ganhar em um sorteio
  • Bitcoin – moeda digital que tem feito barulho no sistema financeiro. Ela só existe de forma virtual e usa a computação criptográfica para garantir segurança e praticidade.

Nos vemos no próximo artigo.
Investe aê!

Sobre o Autor:

Engenheiro pela USP, com passagem pela New York University, Vinícius passou anos de sua carreira atuando como professor nas mais diversas áreas. Trouxe para o Investeaê seu background em didática e estruturação de conteúdos educacionais para ampliar a experiência dos leitores, alunos e assinantes do Investeaê. É o responsável principal pelo curso Ações Extraordinárias, produz análises para o relatório Premiere Stocks e escreve semanalmente a newsletter Fator M.
  • Gui Bueno

    Incrível infográfico! Adorei o Ditto, o Zubat e o Psyduck. Aprendi BASTANTE!

  • Excelente infográfico! Memorável! 🙂

    • Valeu Henrique! Super feliz aqui com seu comentário
      O Viver de Blog é uma grande inspiração para nós e seu trabalho é sensacional. Obrigado por nos acompanhar aqui 😉
      Abração!

  • Muito boa a analogia, o design do infográfico e as informações. Mais didático impossível! =)

  • Alessandro A. F. Cabral

    Eu gostei da comparação, e na época que joguei pokémon GO eu notei que esse jogo tem uma coisa em comum com os investimentos, VOCÊ PRECISA DE PACIÊNCIA E DISCIPLINA, não adianta você ficar que nem um louco procurando pokémons, e correr o risco de perder tudo quando o celular for assaltado, é melhor e mais saudável você ligar o jogo de vez em quando e ir pegando os pokémons aos poucos, assim como também ir evoluindo aos poucos, tudo aos poucos, com o tempo você terá construído a coleção/riqueza almejada sem nem notar.

    • Animal!

      Ótima análse, Alessandro. Realmente, tanto o Pokemon GO quanto os Investimentos são exemplos de jornadas. Não dá pra correr. É preciso disciplina e consistência pra construir algo sustentável.

      Muito legal saber que você tem essa visão bem clara. É, para mim, o ponto CHAVE para se ter sucesso investindo.

      Abração!