Loading...

Conta Digital: Zero Tarifas e TEDs Gratuitas. Que tal?

Por
5 de dezembro de 2016
7 minutos de leitura
37 comentários

Se você já possui uma conta digital, parabéns! Você deixou de dar dinheiro ao seu banco desnecessariamente.

Por outro lado, se você não possui, vale a pena ler para saber se a ela serve para você.

Esse tipo de conta é uma resolução do Banco Central. Ela prevê uma conta sem tarifas com o pacote de serviços básicos oferecidos pelos bancos. Isso, porém, não os obriga a possuir a conta digital entre seus serviços.

Esse pacote de serviços básicos incluem saques nos terminais, TEDs e DOCs gratuitas, cheques e outros serviços, dependendo do banco no qual você abrir conta.

De forma bem prática e resumida, se você é uma pessoa que dificilmente aparece na agência para fazer operações na “boca do caixa” ou com o seu gerente, essa conta serve para você.

Vamos juntos que vou te explicar como funciona essa conta e como ter a sua o mais rápido e simples possível.

Neste artigo falaremos sobre:

  • Diferença essa conta e pacote essencial do banco
  • Contas digitais nos principais bancos
  • Kit para abrir de fato sua conta em um banco grande
  • Bancos digitais e suas contas

 

Conta digital vs. Pacote essencial


Conta Digital

As contas digitais são quase uma heresia dentro de um grande banco. Por isso, nunca será a primeira coisa que um funcionário do banco vai te oferecer.

Primeiramente, ele vai tentar vender para você uma conta básica ou universitária. Te oferecerá algum dos pacotes “mais baratos” que ele possui no banco.

Por isso, fique atento. A conta digital é diferente de qualquer conta básica do banco. Ela não tem tarifas recorrentes e se você só usa meios eletrônicos para fazer transferências e pagar contas, ela vai resolver seus problemas.

O pacote essencial ou conta universitária vai oferecer para você alguns saques mensais e um cartão de débito e até crédito. Porém, cobrarão por transferências dos tipos TED e DOC. Essas são transferências que você faz entre bancos diferentes.

Em uma conta não digital, o banco lhe cobrará uma tarifa mensal para mantê-la. Claro que isso pode mudar de banco para banco, mas de modo geral é nessa linha que esses pacotes funcionam.

Já na conta digital, os bancos oferecem:

  • Saques mensais (podendo até ser ilimitados)
  • Um cartão apenas de débito (em alguns casos de crédito também)
  • TED ou DOC gratuitas se a movimentação for feita por canais eletrônicos

E a melhor parte: o banco não cobra tarifa de você.

Essa é a beleza dessa conta, você não gasta nada se não entrar em uma agência e usar serviços na “boca do caixa”. Agora, sei que você pode perguntar:

Mas em quais bancos eu posso fazer minha conta? Qual o mais indicado?

 

Contas Digitais nos principais bancos


Bancos tradicionais como o Bradesco, Itaú e Banco do Brasil estão com a abertura de contas digitais suspensas.

Mas quem abriu conta em algum desses bancos pode ficar tranquilo que as contas abertas anteriormente continuam funcionando. Hoje não é mais possível abrir contas digitais nesses bancos, mas se caso eles voltarem você já saberá como o processo funciona com as dicas abaixo.

Para abrir conta nesses bancos é super simples – ou pelo menos é o que diz a página deles. Você precisa de documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

No Bradesco, você inicia o processo de abertura online e ele indica para você uma agência para continuar o processo.

No Itaú o processo também é simples. Basta você se cadastrar online e depois o banco entra em contato com você para indicá-lo para alguma agência. Você deve portar os mesmos documentos que mencionei acima.

Falando dessa forma, parece até que é chegar na agência, o funcionário te receberá de braços abertos, com flores e cafezinho e dentro de minutos sua conta vai estar aberta.

No entanto, o relato de quem tenta abrir uma conta, ou migrar sua conta básica, não é nada legal.

 

 Como é (tentar) abrir uma conta digital


Conta Digital: abertura

Esse tipo de conta é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para quem deseja reduzir custos com o banco. Porém, o processo de abertura de uma conta dessas pode trazer emoções diversas.

O meu sócio, Vinícius, teve essa experiência em um banco desses que eu mencionei. Ele foi até a agência para trocar sua conta universitária por umaw digital.

O funcionário do banco relutou bastante. Ele inclusive mostrou a tela de operações afirmando “eu não visualizo esse tipo de conta aqui…”.

Bem, o final da história foi o Vinícius voltando pra casa sem ter uma conta naquele banco.

Por outro lado, eu tive um amigo de faculdade que só saiu da agência quando a sua conta foi aberta. Ele tinha a certeza do que queria e foi tão chato quanto o funcionário em afirmar que existia esse tipo de conta.

Você já teve alguma experiência assim com seu banco? Fala pra gente nos comentários.

O resultado disso…

Nos dois casos, houve estresse e um deles saiu sem sua conta aberta. Mas fique tranquilo que tem um jeito de você abrir a sua sem sair de casa e sem ter que ficar sendo chato com alguém.

É através de um banco menor, que tenha a conta digital na sua proposta de valor. Falarei mais sobre isso abaixo.

No entanto, eu sei que tem pessoas que gostariam de ter uma conta nesses bancos maiores e não abrem mão disso. Por isso, eu tenho uma dica que vai resolver sua vida.

Primeiro de tudo, entre no site do banco (Bradesco ou Itaú), faça seu cadastro e espere o contato deles para abertura da conta.

Caso eles não respondam dentro de 3 dias úteis, entre em contato por telefone ou vá a uma agência.

Se eles dificultaram até aqui, na agência também vai ser uma batalha. Por isso, vamos munidos. Além dos documentos que falamos, recomendo você levar a página da resolução do Banco Central e a página do banco que diz que ele possui esse tipo de conta.

Com isso em mãos, vai ser mais difícil o funcionário te negar algo.

Se você leu isso e assim como eu já sentiu até fadiga de pensar nesse processo, tenho algumas opções para você.

 

Contas digitais em bancos que querem se diferenciar


Conta Digital: Intermedium e Neon

A minha primeira conta digital não foi em um banco grande. Eu comecei por aqueles que facilitaram minha vida, por isso os indico.

O banco Intermedium oferece uma experiência muito boa para abertura da conta. Você inicia o processo no computador e termina no celular.

Eles pedem para você fotos de documentos simples e algumas selfies para te identificar.

Nessa conta, que permite você fazer TEDs ilimitadas, você ainda possui saques ilimitados no caixa 24h. Além disso, você pode gerar boletos para receber dinheiro na sua conta. O cartão é emitido na função débito, mas você pode se candidatar para a função crédito também.

Essa infinidade de possibilidades não custa nada para você. Esses benefícios são isentos de tarifas. A única restrição criada por eles foi que as transferências TED devem movimentar um valor mínimo de R$10,00.

Fora o Intermedium, outro banco que é puramente digital é o Banco Neon, que está em operação há pouco tempo. Na mesma linha de oferecer serviços sem taxas, o usuário do Neon tem apenas 1 saque gratuito mensal na rede banco 24h, uma TED gratuita mensal e um boleto emitido por mês.

Se você comparar Intermedium e Neon, fica claro quem oferece mais vantagens.

 

A conta digital é para mim?


Se você não conhecia essa modalidade de conta, deve estar muito surpreso com ela.

Foi exatamente assim que fiquei. Os grandes bancos não vão falar dela pelo simples fato de não gerar taxas para eles.

Já bancos com proposta digital, como Intermedium e Neon, têm que falar dessa conta. É assim que vão conseguir captar clientes para sua base.

O nosso papel no Investeaê é disseminar esse tipo de conteúdo para que você sempre gaste o mínimo possível.

A conta com TEDs ilimitadas é super importante para quem está começando a investir e facilita transferir valores para uma corretora sem ter que pagar taxas em TEDs e sem comprometer sua rentabilidade.

Por isso, não pare por aqui, ponha em prática e abra sua conta já.

P.S.: O Investeaê não possui nenhum vínculo comercial com os bancos citados nesse artigo. Tudo o que indicamos no nosso blog é por nossa própria experiência, buscando sempre trazer as melhores informações para você 😉

* As imagens desse artigo foram retiradas de freepik.com

Sobre o Autor:

Desde o terceiro ano de faculdade decidiu que mais importante do que se formar em Engenharia era se tornar um empreendedor. Por isso participou de várias iniciativas e em uma delas foi mentorado por um ano pelo board de Healthcare da General Eletrics. Hoje é responsável pela estratégia Big Boss e as segundas-feiras toma café enquanto escreve o Granaê.
  • Gui Bueno

    Por recomendação do Vinícius Bazan, abri uma conta digital no Banco Intermedium há quase 2 meses e estou satisfeitíssimo com o serviço. Recomendo com certeza!

    • Show de bola, Gui!

      A conta digital realmente tem ajudado bastante. Já nem preciso mais das outras contas-correntes “comuns”

      Abração!

    • Alexandre Sanfelice Colli

      Eu fico com um certo receio de abrir conta nesses bancos e eles falirem, voce não fica?

      • Fala Alexandre!

        Cara, o risco sempre existe e seria uma mentira dizer que um banco pequeno tem o mesmo risco de falir que um banco grande.

        Eu tive esse mesmo receio no início. Por isso, acho que sempre vale dar uma olhada na qualidade do banco antes (inclusive fora os recomendados aqui).

        Além disso, eu uso a conta digital simplesmente para movimentar minha grana. Ou seja, eu deixo lá na conta corrente só aquilo que vou usar para o mês. O resto fica investido fora do banco. Por isso, mesmo que uma tragédia aconteça, meu dinheiro não correrá esse risco.

        Abraços!

        • Alexandre Sanfelice Colli

          Obrigado vinicius, parabéns pelo site, me reanimou a investir!

        • Alexandre Sanfelice Colli

          é que eu invisto também em poupança, e não queria investir em um banco pequeno, ainda mais longo prazo, e fico com esse receio.

  • Tecnico da Web

    Tive a experiencia de transformar minhas contas em digitais nos 3 bancos grandes, Bradesco, Itau e Brasil. Todas estas mudanças foram feitas entre 1 e 2 meses atrás e a conta do Brasil ainda estava sendo oferecida. Abaixo conto sobre cada um:
    – No BB não conseguir transformar minha conta facilmente, tive que ir até a agencia, pedir, ligar no 4004-0001 e depois de tudo isto e sem sucesso abrir uma reclamação no Bacen, quando o gerente da Agencia recebeu a reclamação ai sim fui muito bem atendido e sai da agencia com minha conta digital :).
    – No Bradesco e Itaú a transformação de minha conta para digital foi muito tranquila, pediram meu cartão, solicitaram a digitação da senha, a assinatura de alguns papéis e alguns dias depois as contas estavam como eu queria. 100% digital e sem cobrança nenhuma.

    • Muito legal seu relato!

      Comigo aconteceu bem parecido no BB. Criaram tantas barreiras que eu simplesmente desisti e abri em outro banco (no caso, eu já tinha o Pacote Essencial no BB, sem tarifas).

      Sobre Itaú, eu já ouvi outras pessoas falando bem. Os bancos grandes só não têm oferecido tantos benefícios quanto os dedicados a contas digitais, mas vale conferir também =)

      Abraços!

  • Andre Lopes

    Tenho conta no Sofisa e acho muito bom tmbm… sem taxa alguma.

    • Boa, Andy!

      Legal saber que no Sofisa também oferecem beneficios assim.

      Valeu por compartilhar com a gente!

  • Mariana Baroni

    Eu mudei minha conta no Bradesco para conta digital, mas não foi nada fácil. Minha gerente simplesmente não sabia como fazer, me prometia que ia pesquisar e me ligar em seguida, e toda semana era eu que ligava para ela cobrando-a, e ela, com a maior cara de pau, me falava que tinha esquecido do meu caso e ia procurar e entrar em contato – isso quando não me passava informações erradas. Depois de semanas nessa canseira, entrei em contato com a ouvidoria do banco mais umas 3 vezes para finalmente conseguir alterar minha conta para a digital, e de quebra ainda pedi para trocar de gerente, porque fiquei muito irritada com o descaso da pessoa que estava me atendendo.

    • Caraca, Mariana! Você foi persistente mesmo!

      Infelizmente ouvimos mais histórias como a sua do que quem conseguiu abrir (ou mudar) uma conta digital num banco grande. Por isso que colocamos aqui a recomendação de outros bancos que tem a conta digital como sua proposta de valor. Eles sim vão querer o melhor para você como cliente 😉

      No final das contas, vemos que alguns bancos grandes não se importam mesmo com o cliente se ele não trouxer lucro para o banco, como no caso da Conta Digital, em que você não vai ficar pagando tarifas.

      Mas buscaremos sempre o melhor para nós, clientes!
      Grande abraço!

  • Marcelo Almeida Pereira

    Olá caros!! Muito bacana o site de vocês!! Estão de parabéns!! Sou assinante da Empiricus e vocês foram muito bem indicados por eles. Sobre a conta digital acho que é a melhor coisa que já me aconteceu na economia das minhas finanças. Já tenho a quase 1 ano no Itaú, pois fiz a portabilidade da conta tradicional. Faço tudo e quantas vezes precisar sem qualquer custo, isto já me rendeu uma boa economia neste período. Recomendo a conta digital seja qual for seu Banco!!!
    Abraços à toda equipe e muito Sucesso!!!

    • Muitíssimo obrigado, Marcelo!

      E que legal que sua experiência tenha sido boa com a conta digital. Realmente é uma boa economia que dá pra ser feita com essa simples mudança.

      Um abraço!

    • Jefferson Cerqueira

      Como foi o seu processo de migração, Marcelo? Você foi ao banco e disse que queria mudar para a conta digital? Pelo que eu vi no site, essas contas digitas que eles tem são todas pagas e a única que não tem tarifa é cheia de limitações.

  • Bárbara Machado

    o Ebanxs e o Nubank não podem ser considerados contas digitais?

    • Oi Bárbara,

      O Ebanx e o Nubank não são considerados contas digitais em si porque são apenas o cartão.

      Por exemplo: eu tenho meu Nubank e consigo fazer compras com ele. Mas não tenho uma conta corrente do Nubank. Para isso, preciso manter uma conta corrente em outro banco para poder fazer o pagamento da minha fatura Nubank.

      Já a conta digital, como do Intermedium ou Neon, que comentamos no artigo, é uma conta corrente, com cartão (débito/crédito) e outras features, como geração de boletos para pagamentos de terceiros, transferências TED, entre outras coisas.

      Ficou claro?

      Um abraço!

      • Bárbara Machado

        Claríssimo Vinicius! Quero aproveitar e deixar meu muito obrigada a você e ao André. Tenho tentado entender melhor o mundo da economia e dos investimentos e vcs têm sido de grande ajuda. Congrats pelo belo trabalho e continuem! Vcs já têm uma seguidora fiel aqui <3

        • Nós que agradecemos a parceria, Bárbara!
          Vamos juntos que temos ainda muito a explorar 😉
          Conte com a gente para o que precisar nesse mundão dos investimentos

  • David Barros

    Olá, excelente artigo.
    Sou novo em investimentos e fiquei com dúvidas.
    É possível manter mesmo número de conta de agência e cc no BB ao migrar da conta física para conta digital?
    Meu salário cai no BB, ao transferir pro Intermedium (considerando a opção abertura de conta digital neste banco) vou pagar TED? Como orientam que seja a melhor forma de movimentar o dinheiro entre os bancos?
    Obrigaado

    • Fala David!
      Sobre a mudança de tipo de conta em um mesmo banco, normalmente se mantém o número de conta. Porém, é preciso ver com o banco, especificamente, para ter certeza (pode mudar a política de um banco para outro).

      O único probleminha é que o BB está nesse momento com a emissão suspensa de novas contas digitais.

      No caso do Intermedium, que você comentou, o que é bacana é você pode gerar boletos para receber na sua conta digital. Isso evita que você precise fazer um TED do BB para o Intermedium, por exemplo. Basta gera um boleto na sua conta Intermedium e pagar com a conta do BB.

      A forma mais rápida de movimentar dinheiro entre os bancos (e para corretoras também) é pelas TEDs. O boleto (no Neon tem também) é uma opção versátil para receber em conta.

      Um abraço!

  • Victor de Castro Morini

    Parabéns !! Excelente artigo. Adorei !!!

    • Valeu, Victor!
      Espero que tenha ajudado 😉

      Abração!

      • Vinícius de Almeida

        Ah, beleza, eu dei sorte que consegui mudar a minha pra IConta do Itaú antes, agora eu preciso abrir uma conta no Bradesco e fui procurar e não tinha. Valeu, achei muito interessante o site de vocês, conheci ontem e achei muito interessante.

        • Se você precisar de uma conta especificamente no Bradesco, o caminho vai ser procurar uma conta com tarifas menores ou uma conta poupança/salário, dependendo do caso.

          E de novo valeu pelo feedback =)

  • Guilherme Borges

    Fui no meu banco, pedi a mudança para a conta digital, e não demorou nem 5 minutos… Devo achar estranho?

  • Jefferson Cerqueira

    Tenho uma dúvida. Interessei-me muito por essa conta digital e até estou no processo de abertura dela pelo app do itaú no meu android. A pergunta que não quer calar é: eu sou trabalhador CLT e recebo o salário pela conta corrente que possuo no banco, mudando para a conta digital, também será possível receber o depósito da empresa?

    • Oi Jefferson,

      É possível sim! A conta digital funciona como uma conta corrente comum. Sem problemas =)

      • Jefferson Cerqueira

        Obrigado, Vinicius. Eu tentei fazer tudo online, mas vou ter de ir ao banco mesmo, que, por sinal, é muito oportunista, para tentar a transferência, . O Itaú tem um aplicativo para abertura de contas “digitais”, mas não disponibilizam essa opção da conta digital legítima, sabe? Livre de tarifas. Eles tem uma de conta, que chamam de digital (iConta) intitulada “serviços essenciais, em que os serviços são limitados (4 saques mensais nos caixas eletrônicos, não pode fazer TED nem DOC, etc). Enfim, ridícula!

        • Infelizemente hoje nem isso eles têm mais =/

          Por isso a gente prefere os bancos menores, essencialmente digitais.

  • Vinícius de Almeida

    O Bradesco e o Itaú pararam de fornecer as contas digitais? Não consigo encontrar no site e no banco me informaram que também não existem.

    • Fala Vini!

      Sim =/
      A triste realidade é que as contas digitais não geram lucros para os bancões e, por isso, resolvem deixar de oferecer.

      Mas ainda há ótimas opções, como o Intermedium e o Neon, que recomendamos!
      Abraços!

  • Daniel Lucena

    Cara, não conhecia o Investeaê e nem as contas digitais!
    Tô muito impressionado com as contas digitais (parece coisa de outro mundo) e com as matérias muito decentes feitas por vocês!
    Keep up the good work!

    Abraço!

  • Michele Nunes de Lima

    Eu abri uma conta na Intermedium recentemente para não pagar tarifas em TED para corretoras e por acaso vi esse post sobre o assunto e vim conferir sobre esse banco porque não conhecia e fiquei com receio no começo. Ainda bem que as informações do post confirmam que fiz a coisa certa. Por enquanto a experiencia com o banco está sendo muito boa e pretendo fazer portabilidade do meu salário para ela. Chega de pagar tarifas para banco!! Obrigada Investeae