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Nubank: a experiência de aumentar o limite

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11 de outubro de 2017
9 minutos de leitura
115 comentários

Quer um cartão de crédito sem tarifas? O Nubank, ou “roxinho”, como foi apelidado pelos seus usuários, pode ser uma ótima opção. Ou não…

Eu nunca fui consumista, muito menos amo meu cartão de crédito, mas confesso que desde que o Nubank chegou ao mercado, minha relação com “débito ou crédito” mudou.

O fato de ser um cartão sem anuidades e, além disso, todo bonito, me fez repensar minha experiência como consumidor.

Aliando zero taxas a um app de ótima interface, passei a utilizar o Nubank para controle financeiro e inclusive recomendei para milhares de nossos leitores que fizessem o mesmo nesse artigo.

Tenho certeza de você já tinha ouvido falar sobre essa startup brasileira que inovou em vários sentidos.

A Nubank surgiu no mercado com uma nova proposta interessante que tinha como destaque um cartão fácil de usar, com bom limite e sem cobrar nada além das suas compras.

O roxinho é emitido em bandeira MasterCard e pode ser usado internacionalmente. Maravilhoso, não é?

Bem, parece ser, mas precisamos falar do outro lado do Nubank: onde ele causa decepção.

Contando com uma fila de espera gigantesca, a empresa tem um índice muito elevado de reclamações por conta de reprovações e alterações no limite.

Foi por ver que não estou sozinho que decidi compartilhar o lado B do cartão e te contar minha experiência frustrante.

Será que ele é realmente a melhor opção em termos de cartão de crédito? Será que consegue atender a todas as suas necessidades?

Vamos responder essas perguntas no artigo de hoje. Continue lendo para entender:

nubank

Imagem: site Nubank

 

  • A fila de espera gigantesca para conseguir um cartão
  • Por que é tão difícil aumentar o crédito
  • As principais reclamações sobre Nubank 
  • Vale a pena um sistema todo automatizado?
  • Será que o Nubank é sua melhor opção?

 

Vamos nessa?

 

A fila de espera gigantesca


A startup surgiu em 2013, com uma proposta diferenciada dos cartões de crédito convencionais: zero tarifas e zero anuidade. Com isso, viu o número de interessados aumentar.

Lembro quando recebi meu cartão em 2015. Muita gente queria, poucos conseguiam. A situação hoje continua parecida e a fila de espera já passa de 500 mil pessoas.

O diferencial da empresa fez com que o produto se vendesse sozinho. Ao ser aceito pelo cartão, geram-se 10 convites que você pode enviar para seus amigos e conhecidos. Facilitando assim com que eles sejam aceitos.

Porém, muitas vezes isso não é suficiente para que o perfil seja aprovado. O número de reclamações por conta disso vem aumentando. Com ele, crescem os questionamentos do porquê o perfil não se adequar ao que a empresa analisa como positivo.

A análise de crédito do Nubank não é 100% aberta ao público, mas sabemos de algumas características principais.

A partir do nome e CPF, há uma coleta de dados de várias fontes disponíveis no mercado (como o Serasa), onde a empresa afirma existir milhares de variáveis relacionadas ao histórico de consumo, crédito e pagamentos do cliente em potencial.

A partir dessas informações, há um agrupamento dos clientes em perfis diferentes, que se resumem a três grupos, como na imagem a seguir:

 

nubank

Imagem: site Nubank

 

Perfis que se encaixam no primeiro grupo recebem o convite em até uma semana.

Os clientes que se encaixarem no segundo podem receber um convite nos próximos 90 dias, dependendo do resultado dos testes.

Já no terceiro, os perfis não receberam os convites, podendo pedir uma nova análise após 6 meses.

O problema é que muitas vezes não fica claro o motivo de alguém ter o pedido negado e, para piorar, quando comparamos alguns casos, não parece fazer sentido.

Um caso como esses foi relatado por um usuário:

  • “Percebi como Nubank valoriza quem não tem renda, vários amigos meus com nome sujo e desempregados conseguiram o cartão, eu que ganho 4 mil não consigo.”

Apesar de essa ser uma das maiores fontes de reclamações sobre o Nubank, quero compartilhar outro ponto que causa muita frustração entre os usuários e que foi minha maior decepção.

 

A dificuldade em aumentar o crédito


Você já percebeu que não é muito fácil ter o cartão em mãos, mas o problema mesmo surge depois.

Ao fazer a análise de crédito e emitir o cartão, ele chega na sua casa pelo correio e é desbloqueado pelo aplicativo no celular. Uma experiência impecável.

Com a averiguação que a empresa realiza para conceder o cartão, é disponibilizado um valor de limite de crédito que também varia de pessoa para pessoa.

Não posso reclamar, lembro que quando recebi meu cartão, meu limite era mais de 3 vezes maior do que no Santander.

Algumas vezes o limite aumenta de maneira gradual. Sem solicitação pelo cliente, de acordo com o que se observa do seu uso.

Você também pode fazer uma solicitação no app para aumentar seu limite. E é bem aí que mora o problema.

 

nubank

Imagem: Aplicativo Nubank

 

Sempre ouço casos de pessoas que haviam conseguido limites muito bons sem ter renda alta. E, com o passar do tempo, esses limites haviam sido aumentados sem nem ao menos serem solicitados pelos beneficiários.

Porém, com o crescimento no número de usuários, aumentaram os casos de pessoas que tiveram seu limite negado. Mesmo tendo o cartão há um bom tempo, pagando as faturas em dia ou até antecipando pagamentos.

 

Não estou sozinho… Há várias reclamações como essa


No site do ReclameAQUI, o Nubank possui 4.847 reclamações.

Grande parte delas (e as que mais contam com uma tréplica negativa de seus clientes) é sobre a alteração no limite de crédito. Poucos deles voltariam a fazer negócio com a empresa por conta desse erro.

Imagem: site Reclame Aqui

 

Depoimentos como esses a seguir lotam a pesquisa sobre o cartão:

  • “Estou há meses tentando um aumento de 200 reais na Nubank – meu limite atual é de 750 – e sempre recebo a mesma resposta genérica de recusa por parte da empresa. Já tentei todos os meios possíveis de solicitação de aumento: pelo app, geração de pagamento antecipado e pelo atendimento via chat. Estou em dia com a empresa, sempre paguei minhas faturas de forma antecipada e mesmo assim não consigo. Sempre tive em mente ter apenas um cartão para fazer o controle de minhas despesas, inclusive, estou apenas com a Nubank. Está sendo constrangedor ficar nessa briga de solicita aumento e recusa, solicita e recusa. ”
  • “Pago meu Nubank sempre antecipado, e costumo usar quase o limite todo, variando de mês para mês. Porém, mesmo assim eles não aumentam meu limite. Esperei os 40 dias para pedir um novo limite, porém não foi autorizado. A empresa incentiva o pagamento antecipado para que eles lhe deem mais limite, porém não é o que acontece. A partir de agora só vou pagar na data mesmo, já que não tem vantagem nenhuma pagar antecipado. Você precisa do crédito para comprar algo, mas não tem. ”

 

Engraçado que o primeiro relato poderia ter sido escrito por mim. É exatamente pelo que eu passei.

Há pouco tempo, precisei realizar uma compra na qual era necessário o pagamento grande à vista. Como já tinha utilizado o cartão naquele mês, o meu limite não era suficiente.

Só que eu precisava de um aumento de apenas 100 reais para fechar a compra. Essa compra era urgente, uma reserva de hotel para uma viagem.

Claramente, um caso extraordinário que foge do meu uso padrão. A surpresa, porém, veio quando tentei um aumento marginal no meu limite. Negado.

Achei estranho. Sou cliente há mais de 2 anos, pagando as faturas em dia, até antecipando algumas e controlando o nível de gastos.

Pela minha avaliação, não seria um problema conseguir um aumento.

O problema, porém, não foi ter o incremento negado. Foi, sim, perceber que o sistema é travado e não há participação de humanos no processo de concessão.

A resposta é sempre automática, padronizada, onde afirmam que trabalham com uma política de aumentos de crédito graduais, sempre embasados em avaliações constantes.

Me informaram que, quando é solicitado um aumento, avalia-se as relações que existem entre o quanto se costuma gastar por fatura em relação ao limite total que possui, o potencial de gastos futuros, o tempo que se é cliente e o risco relacionado ao novo limite.

 

nubank

Imagem: Gazeta do Povo

 

Ok, mas vale a pena um sistema todo automatizado?


Entendo perfeitamente o sistema, mas minha grande questão é a seguinte: se o app e o cartão se vendem como flexíveis, não deveria haver uma flexibilidade por parte da empresa em relação à análise dos clientes?

Não digo apenas baseado no meu caso, mas pelas outras inúmeras histórias que ouvi de pessoas que ficaram insatisfeitas com respostas que “não faziam sentido”.

Quando entrei no chat para tentar entender melhor, a atendente disse que não seria possível aumentar meu limite porque seria incompatível com meu histórico de uso.

Meu questionamento, então, é o seguinte:

Se eu (ou qualquer outro cliente) uso o cartão para controlar meus gastos, logicamente não vou usar todo o limite todos os meses.

Agora, em uma situação especial como de uma viagem para o exterior, em que gastos maiores pontuais serão feitos, seria necessário um novo limite.

Mas se esse limite é incompatível com o uso cotidiano, então é impossível usar o Nubank para viajar, por exemplo?

Ou seja, me parece que usar o roxinho para ter finanças controladas vai no caminho completamente oposto de usá-lo para grandes compras.

No final, isso tudo se resume a como a análise de crédito é feita e aí fica a pergunta: será que vale a pena ter todo esse processo automatizado?

nubank

Ou melhor, será que vale realmente a pena deixar de ter um cartão de um banco tradicional?

As vantagens de ter um cartão que você controla praticamente e somente por aplicativo são inúmeras.

Mas na hora de solicitar funções básicas como aumento de crédito, eles também têm uma resposta automática e justificam que o sistema é quem decide e analisa todas as informações necessárias para conceder esse crédito.

Já no banco convencional, é possível ter um contato mais personalizado e situações particulares podem ser resolvidas através de informações externas disponibilizadas pelo próprio usuário.

Principalmente quando se trata de exceções, como no caso de viagens, cursos, e quitações de dívidas.

 

O Nubank é a melhor ou pior opção?


Antes de concluir, quero deixar claro que gosto muito do cartão e de toda experiência que tenho com ele e com o app. Inclusive já falamos dos pontos positivos em outros artigos do blog, aqui e aqui.

Também sei que a análise de crédito não é trivial e entra no sistema de gerenciamento de riscos da empresa.

Assim, não teria sentido algum eu fazer um texto falando que o Nubank é a pior escolha em cartões de crédito.

Porém, com a experiência recente, eu concluí que mesmo que haja uma tecnologia toda automatizada que é atual e produtiva para os dias de hoje, ela não resolve todos os problemas.

Há a necessidade de um balanceamento. O cartão pode ser automatizado, sem anuidades, sem tarifas excessivas, mas também precisa ter uma opinião humana para tomar decisões que fogem ao padrão.

Por exemplo, a análise de dados alternativos como a apresentação do holerite ajudaria a comprovar a condição financeira do cliente e a consequente concessão de crédito adicional.

A decisão da máquina não deve ser a última palavra.

É frustrante saber que no final eu ainda preciso recorrer ao um bancão como Itaú ou Santander para poder realizar uma viagem. Mas essa parece ser a realidade no momento.

O Nubank é uma das startups mais interessantes que surgiu nos últimos anos, mas ainda precisa se desenvolver bastante para poder, de fato, substituir os cartões de crédito convencionais.

Na minha opinião, o ideal é que você tenha um cartão como o roxinho, mas mantenha um cartão adicional para situações especiais.

Espero que esse relato e as experiências de outros usuários ajude a empresa a melhorar sua operação.

E você teve alguma decepção com a rede de cartões? Comente aqui embaixo.

 

Grande abraço!

Sobre o Autor:

Engenheiro pela USP, com passagem pela New York University, Vinícius passou anos de sua carreira atuando como professor nas mais diversas áreas. Trouxe para o Investeaê seu background em didática e estruturação de conteúdos educacionais para ampliar a experiência dos leitores, alunos e assinantes do Investeaê. É o responsável principal pelo curso Ações Extraordinárias, produz análises para o relatório Premiere Stocks e escreve semanalmente a newsletter Fator M.
  • Luan Matos

    Talvez não tenha sido a intenção, mas a postagem soou um pouco como “pirraça” por não ter conseguido um aumento de limite.

    Vou deixar abaixo minha opinião sobre os pontos abordados:

    – Fila de espera grande: Considero normal, ainda mais se tratando de um produto que envolve um risco altíssimo para o emissor (Haja vista as altas taxas de inadimplência no Brasil);

    – Aumento de limite: É basicamente análise de risco. Você precisa construir histórico de pagamentos completos e sempre que possível comprovar (Pelo próprio App) que aumentou sua renda de modo que consegue suprir o pgto completo da fatura desse novo valor.

    Sobre a não participação humana no processo de concessão de crédito, é absolutamente normal. Toda instituição de crédito do mundo é assim.
    Quando o atendente do banco fala com você “vou liberar mais limite para o senhor” é pq o sistema estatístico totalmente automatizado já liberou isso anteriormente, ele clicou lá no botão (Assim como vc faz no app do Nubank).
    E vamos ser sinceros, nós investidores usamos de diversos processos automatizados para diminuir os riscos, então pq uma empresa não pode fazer o mesmo?

    Grande abraço!

    • Fala Luan, concordo com seus pontos.

      Sim, a fila de espera é normal e é um reflexo do sucesso do Nubank. Até por isso digo que não é o meu ponto pessoal de reclamação.

      Sobre o aumento de limite, também faz todo sentido usar histórico de pagamentos e análise via software. Meu ponto é que muitas vezes as decisões não fazem muito sentido (não só pelo meu caso como pelos outros relatos que eu escuto).

      Além disso, me incomoda um pouco a falta de versatilidade em receber inputs externos para a melhora da análise de crédito como um holerite. Fiz meu Nubank há mais de dois anos e meu salário informado lá no início para a criação do cartão é completamente diferente do que é agora. Pegue o caso do Score do Serasa. Eles fazem uma análise baseado no seu histórico disponível, mas há uma opção em que o usuário pode ativamente incluir outros dados para ajudar na análise e melhorar o seu score.

      Com isso, e quis deixar claro no final do texto, não quero de forma alguma dizer que o Nubank é ruim só pelo fato de não poder aumentar o limite. Longe de mim, porque gosto muito da empresa, mas:

      1. Precisamos reconhecer que eles têm uma capacidade operacional e de gestão de crédito mais limitada que um banco grande
      2. O fato de eu ativamente gerar um histórico de pagamentos controlados, por definição me impede de usar o cartão para compras maiores como em uma situação de viagem. Nesse caso me parece pouco útil ele ser internacional.

      Espero que tenha ficado mais claro o motivo do texto e valeu pelo comentário!
      Abração!

      • Luan Matos

        Cara, se vc for em “Minha conta” tem lá a opção “Atualizar renda mensal”. Nela vc pode colocar sua nova renda e tirar uma foto do holerite para comprová-la.

        Claro. Até pq são propostas diferentes de gestão entre o Nubank e um Itaú, por exemplo (Que tem diversos outros produtos para dissolver o custo do risco de concessão de crédito).

        A utilidade do uso internacional é relativo. Vai depender da relação entre comprometimento do limite com obrigações de longo prazo e limite. Mas entendo seu ponto.

        Espero que consiga o limite para a viagem.

        Grande abraço.

      • Luan Matos

        Fala meu velho! Tudo certo?

        Man, se vc for em “Minha conta” tem lá a opção “Atualizar renda mensal”. Nela vc pode colocar sua nova renda e tirar uma foto do holerite para comprová-la.

        Claro. Até pq são propostas diferentes de gestão entre o Nubank e um Itaú, por exemplo (Que tem diversos outros produtos para dissolver o custo do risco de concessão de crédito).

        A utilidade do uso internacional é relativo. Vai depender da relação entre comprometimento do limite com obrigações de longo prazo e limite. Mas entendo seu ponto.

        Espero que consiga o limite para a viagem.

        Grande abraço.

        • Valeu man!

          Mas conversando com o pessoal de lá, disseram que o uso do holerite para comprovar renda não estava implementado, então não serviria como input para justificar o aumento de limite. Vou verificar de novo.

          Sobre o limite pra viagem, ter mais de um cartão é sempre uma boa hehehe 😉

          • Luan Matos

            Entendi!!

            Eu imaginei que serviria já que eles tinham aberto essa opção de mudar a renda mensal e mandar a foto do holerite.

            Outro cartão sempre salva nessas horas. Principalmente se for uma viagem de última hora! Hahaha

            Abraço!!

      • Lucas Gomes

        Comigo todos pontos foram o contrario. Fiz o pedido ano passado e no msm dia foi aprovado. Com 3mil de limite dps td mes pedia pra aumentar 1mil reais e quase sempre conseguia. Hj tenho 13mil de limite. 4x maior q minha renda. Nunca tive nenhum problema com a nu bank melhor cartao do mercado 🙂 com minha namorada foi do msm jeito

        • Boa, Lucas! Valeu por compartilhar sua experiência.

          Eu continuo achando o Nubank o melhor cartão de crédito que há. Só que ainda busco esclarecer os casos que parecem não fazer sentido como os dos comentários que adicionei ao artigo aí em cima.

          Torço muito para a empresa seguir crescendo e melhorando o serviço.

          Abração!

          • Alan Nunes

            Vinícius Bazan, eu creio que o seu score não deve está favorável para a empresa analisar sua solicitação de aumento de crédito, peço que consulte seu score no site do Serasa Consumidor, pode ser que a cereja do bolo está ai,

          • ميديروس فيليبي

            Comigo não aprovou, abri uma conta no Bradesco, fazendo a portabilidade do salario e sai com uma conta no Prime + Visa infinite e limite de 22k sem encheção de saco e bom atendimento, agora que o Bradesco isentou a taxa de tesouro direto, ainda farei a portabilidade dos títulos para la e ficarei com a isenção total e definitiva (Jã que consegui 24 messes pela portabilidade)

          • Boa noite! O comentário de Lucas corrobora com o seu texto!

      • Cássia Namekata

        Concordo. Fui ao meu banco físico e resolvi bem rápido o aumento do meu limite.

      • Thiago F. de Lima

        Não entendi a parte de atualizar a renda. No app há opção de informar e anexar o horelite. Eu mesmo fiz recentemente.

      • BRENO S. BUENO

        Continuo achando esse sistema todo auto uma grande bosta… você não sabe qual os metodos usados e nem quais dados seus são usados pelas instituições…. é muito chato você saber que pode ter um limite de crédito maior e pode arcar com isso e mesmo assim não conseguir por “PIRRAÇA” do sistema….

    • Cintia

      kkk top. amo meu roxinho kkk

    • Marcelo de Alencar Ribeiro

      Discordo de todos os pontos abordados por você. Parece que vc trabalha la kkkk

      • Luan Matos

        Trabalho não. Mas se trabalhasse também não iria achar ruim. kkk
        Sem você argumentar do pq discorda dos meus argumentos, fica difícil continuar o papo por aqui.

        Diz aí, pq vc não concorda com o que eu disse.
        Abraço.

    • Matheus Alves

      Estou a 5 meses pedindo aumento de limite, um dos meses eu fiz tantos antecipamentos que cheguei a gastar mais de 4x o equivalente do meu limite. Antecipei parcelas e mais, e agora que quero comprar uma TV 4K nao consigo. Posso antecipar, mas, com toda essa situacao fico inclinado a voltar a pagar em boleto mesmo.
      Nenhuma vez atrasei, e antecipei uma porrada de vezes. O sistema deles com certeza é falho.

      • Fabio Albuquerque

        Antecipar não faz diferença para eles para aumentar seu limite ou não, na realidade antecipar torna mais difícil, pois passa para eles que você não tem controle dos seus gastos.

      • Rocco Silver

        Se você conseguiu antecipar tantos pagamentos assim pq não comprou a TV a vista?

    • Leandro Mendes

      Perfeito! Compartilho da sua linha de pensamento.

    • Luiza Marques

      Luan, a questão não é pirraça.
      Você tem um cartão de crédito, e com o passar do tempo seu poder aquisitivo aumenta, obviamente que você vai querer gastar mais! O mesmo vale para gastos pontuais (viagens, por exemplo). Se o cartão não acompanha isso, complicado continuar a usar, né?
      Falo por mim mesma. Há uns 3 anos eu não tinha cartão de crédito, e sempre recorria usando do meu pai ou fazendo crediário. Resolvi pedir o cartão da Nubank primeiro por não ter anuidade, e justamente para não ter que ficar mais fazendo crediários e recorrendo a cartões alheios, assim concentraria meus gastos em um só coisa e seria mais fácil de organizar.

      Legal, de que adianta ter um roxinho se não consigo nem comprar um livro na Saraiva porque já foi usado todo o limite?
      “Ahhhh, mas é só antecipar” Se for pra ficar antecipando toda vez que eu precisar, pago no débito, não no crédito (e nem sempre dá pra fazer isso né? Afinal, se você usa o crédito, é porque não tem consdições de comprar à vista no momento). No final das contas, tenho um roxinho encostado, e sou obrigada a ter que continuar recorrendo aos crediários da vida.

    • Paulo Sérgio

      Cara..ainda assim, não faz sentido demorar tanto para aumentar limite…vc está dando justificativa para a empresa kkk

    • Verônica

      Soou muito como “pirraça”. Não encontrei no texto todo uma crítica de fato. Apenas a reclamação da política de concessão de crédito, que parece ser bem criteriosa por parte da empresa.

  • Fabiano Martinelli

    Postagem fudida. Parece não ter conseguido o que queria com a empresa..

    • Marcelo de Alencar Ribeiro

      Olha pelo vocábulo percebe-se que sua opinião tem uma valia preponderante e agregadora…

  • Jr. Malafaia

    Virei cliente do Nubank em julho de 2015. Fiquei sabendo ainda em 2014, no TecMundo, que essa empresa ia surgir em breve e passei a acompanhar tudo sobre.
    Quando foi liberado pra gente se candidatar eu preenchi o formulário online e aguardei. Não tive aquela indicação pra furar fila de ninguém. Entrei no peito e na raça!
    Comecei com 2 mil de limite. Meu vencimento era todo dia 10 e sempre paguei muito antes do vencimento, geralmente todo dia 1. Depois de 1 ano como cliente comecei a fazer tentativas de aumentar o limite e sempre foi negado. Aí, paralelamente ao Nubank, voltei a usar um Master do Santander que já tinha e estava encostado. O limite dele era 3 mil.
    Até que em abril desse ano o limite foi aumentando, espontaneamente pelo Nubank, para 2150 reais. Achei uma afronta e cancelei. Vc pagar 18 faturas TODAS antes do vencimento, sempre o valor integral, pedir aumento de limite várias vezes pra quando concederem ser um aumento de 150 reais.
    E o Master do Santander? Atualizando neste momento no app do banco, meu limite está em 8750 reais.
    Não sinto falta do Nubank e até hoje mantenho o app instalado pq ainda terei faturas até dezembro. E continuo pagando muito antes do vencimento, mas Nubank nunca mais…

  • Fernando Sampaio

    Tenho um Digio desde quando foi lançado e já aumentam umas 6x meu limite.
    O Nubank aumentou uma vez só. Nem uso mais.

    • Marcelo de Alencar Ribeiro

      Tenho ambos e o Inter também, classifico como o melhor o Digio, 2 Inter, 3 Trigg e 4 Nubank

    • rjr

      Para mim é o contrário: o Digio veio mais alto mas em dois anos não aumentou. O Nubank em um ano e meio aumentou duas vezes.

  • Wesley

    Nubank é uma empresa muito superestimada, ganhou público e arrancou elogios só pelo fato de liberar cartão pra muita gente sem exigir comprovação de renda e sem burocracia. Mas qual a vantagem desse cartão além da anuidade zero? Não tem programa de recompensas (inventaram um recentemente que é uma porcaria), não tem parcerias com estabelecimentos, comércios e eventos de entretenimento, não tem possibilidade de pedir cartão adicional, não dá pra pagar contas por ele, não tem pagamento por NFC igual outros bancos, não tem avaliação emergencial de crédito para aprovar compras acima do limite, não permite saque na função crédito. Na minha opinião é um cartão medíocre. Claro que pra quem tem 18 anos e acaba de fazer um cartão de crédito sem ter renda é perfeito, mas nada de tão grandioso, é só um cartão gold sem anuidade com um aplicativo bacana, que ao meu ver, está igualado com o do Santander Way que faz as mesmas coisas que o app do Nubank (até mais). Até o momento o Nubank não lucra, eles só tem prejuízos, as pessoas não percebem que essa anuidade zero e liberação de crédito sem burocracia é uma tática temporária deles pra ganharem mercado e competirem com os grandes bancos, uma hora eles terão que começar a ganhar dinheiro e gerar lucro, é nesse momento que a casa cai, a anuidade vem e a facilidade acaba.

    • Marco Polo

      Mas um estatista defensor desses bancos que extorquem os clientes.

    • Marcelo de Alencar Ribeiro

      Perfeito !!! Nem cashback tem

  • Walisson Cardoso

    Olá, Vinícius, tudo bem?

    Excelente texto!
    Apesar de o Nubank possuir milhares de evangelizadores, compartilho a mesma opinião que você. Eu sempre fui muito controlado com os gastos no cartão de crédito, isso termina refletindo no valor da fatura (sendo relativamente baixo para os padrões de consumo médio), desse modo, eles me liberaram um limite muito baixo e eu passei 1 ano pedindo um aumento de limite que nunca foi atendido. Sempre que eu queria realizar uma compra com alto agregado um pouco maior eu recebia a mesma resposta – fazer antecipação de fatura para liberar limite; porém, como isso iria ajudar em uma compra que ultrapassava até 4 vezes o próprio limite do cartão? Por fim, voltei ao cartão de crédito do banco em que sou cliente há muitos anos com um limite satisfatório e, melhor, fui isento de taxas e anuidade!. Depois disso parei de utilizar o Nubank, ele não foi vantajoso para mim.

    O Nubank é um excelente cartão para algumas pessoas, isso depende muito do perfil de cada consumidor.

  • Vinicius Mello Lima

    Liguei para a central uma vez para reclamar de ter aumento de limite negado e me perguntaram se eu antecipava pagamento, pois isso diminuía o valor da fatura.
    Percebam que quando se antecipa, dependendo do quanto você pagou, a fatura tem o valor zerado.
    Parei de antecipar e o meu limite foi sendo aumentado lentamente, mas pararam de negar aumento.

  • Brasileiro Headbanger

    Artigo totalmente tendencioso. Basta entrar no Reclame Aqui e ver que a/o Nubank possui 97% das reclamações atendidas (os 3% que restam pra totalizar 100 provavelmente são reclamações infundadas ou que através de uma simples lida no regulamento resolveria) e quase 85% solucionadas. Sobre o retorno do público, mais de 80% voltaria a fazer negócio. Pelo menos são os dados de hoje (27/12/2017).

    Sobre a demora na aprovação, se a pessoa não possui compras no seu CPF, não costuma pedir nota fiscal ou até mesmo nunca fez um crediário, como a empresa vai analisar o crédito? Sobre os que estão desempregados no momento, tal situação não significa que não possuam um bom histórico (além disso, podem ser bancados pelos pais ou pensão, sei lá). Já os que possuem o nome sujo, aí é um mistério. Vai ver, nesse caso a/o Nubank vise o ganho em cima do atraso no pagamento das faturas.

    Não bastasse isso, na minha opinião, quem deixa estourar o limite do crédito não deveria dar conselho sobre educação financeira. Quem realmente se organiza tem noção de que é sempre bom ter em mãos um cartão de débito/saque, quantia em dinheiro ou um segundo cartão de crédito pra momentos de emergência. No caso do hotel, sabe-se que a antecipação de parcela do valor da estadia é feita por depósito em conta corrente. Então a falta de limite não cabe aqui. Ainda que a reserva tenha sido feita no ato, vale o que falei antes sobre organização. Culpar o cartão por falta de controle nos gastos, acho que é um pouco demais.

    As pessoas acham que basta solicitar alteração do limite e num passe de mágica terão o que querem. O autor fala que usa o Nubank há dois anos, mas não fala quantas vezes fez tal pedido de aumento no valor. Pra quem apresenta uma descrição se dizendo engenheiro e não sei mais o que, não deve ser um problema apresentar comprovante de renda e solicitar logo um limite alto (se não me engano, acima de R$ 3 mil eles exigem comprovante). Ou então parar de miserê e solicitar um Black ou Infinite.

    • Oi, se você der uma lida nos outros artigos do nosso blog, verá que nenhum deles foi pensado para ser imparcial. São opiniões, não notícias. Expus minha experiência e sim, quis mostrar que nem tudo no Nubank é perfeito. Porém, sou tenho consciência da qualidade geral do serviço, como expus ao longo do artigo e também em outros artigos e vídeos em que falava da qualidade do Nubank, Nuconta, NuRewards, etc.

      Todos meus dados estavam ok e não, nunca estourei limite de cartão de crédito. Sempre fiz compras conscientes e planejadas e inclusive antecipo os pagamentos de faturas e parceiras. Agora, meu limite era bem abaixo da minha renda mensal. Não há nada de errado em solicitar um aumento, que ainda caiba na renda mensal, planejada, para uma viagem ao exterior, que claramente é algo externo a um orçamento mensal.

      E se você conhece o Airbnb, que foi o caso que gerou esse problema com o cartão, saberá que eu só posso pagar com 1 cartão de crédito o valor total.

      Obrigado pelo seu posicionamento, mas te convido a ler os outros conteúdos que produzimos antes de emitir uma opinião sobre se devemos ou não ensinar educação financeira. Fico muito feliz de ter ajudado mais de 80.000 pessoas nisso. Espero que você possa ser um deles também no futuro 😉

      Um abraço!

    • Marcelo de Alencar Ribeiro

      O fato de ter as reclamações atendidas não significa nada, absolutamente nada pois uma resposta padrãoé uma resposta…Tendencioso foi seu texto ….

  • Salviano Lima

    no meu caso sempre q cheguei no limite do cartão, na fatura seguinte apos o pagamento em dias, o limite aumentou automatico, ja tive pedido de aumento negado pelo fato de ja ter pedido um aumento menor um pouco antes q foi concedido, recebi o cartão de primeira

    no app te um recurso de vc poder enviar comprovante de renda pra assum aumentar o credito, ja tentou isso? mas acredito q o problema esteja no score do Serasa que é meio confuso e as vezes deixa pessoas que tem um bom relacionamento com o mercado pelo score pequeno, ate pq o score leva em consideração ate local onde mora, no meu caso o score não passa de 700/1000, pedi pra algumas pessoas q tem dificuldades com o nubank verem o score, e normalmente tava em 400 pra 500, mesmo com contas em dia

    eu consegui subir meu limite ate 7500 e assim ja to podendo usar como unico cartão, mas antes disso cheguei a passar 2 vezes com limite quase estourado, e nunca atrasei fatura

    • Salviano Lima

      e meu score serasa ta baixando mesmo sem dividas ativas no meu nome

  • João Paulo Biscaro

    Vinicius,
    Seu post representa exatamente o que tenho percebido no meu uso do Nubank. Infelizmente, as pessoas têm adotado uma postura um pouco de “seita” a respeito da utilidade e das deficiências (poxa, qualquer produto ou empresa tem deficiências). A política de crédito é excessivamente conservadora e não está lendo a realidade corretamente. Ficamos numa briga de braço constante tentando conseguir aumentos de limite e isso é um saco além de gerar a necessidade de pagamentos antecipados que atrapalham a gestão financeira.

    Ignore os posts dos apaixonados pois eles não colaboram em nada para a melhoria do serviço da Nubank. Pessoal esquece que a Nubank não é uma entidade filantrópica, é uma empresa com um propósito inovador, MAS AINDA ASSIM, é uma empresa. Sujeita a erros, vícios, etc.

    Abs,

    • Marcelo de Alencar Ribeiro

      Perfeito

  • Mostre Seu Talento

    Bom eu fiz o cadastro,com convite e ja fui aceito em menos d um minuto.. E chegou em 5 dias uteis. Vejo pessoas falando d ter mais p gastar. Vai da renda da pessoa… Eu mesmo só coloquei $400 q eh o q eu posso gastar no mês.. Ate pq se eu colocasse mais . eu estaria colocando uma forca no pescoço… Disse a eles q ganho $600 ja por isso. O fato eh. Quanto menor seu salario. Mais fácil ser aceito. 🙂

    • Santos Damasceno

      Concordo eu tambem tenho essa opinião . Só quero o que eu posso pagar .o meu limite é,1600. E nunca gastei nem a metade . Não quero nem saber de aumentar limite .

  • Adeilton Alves

    Não conheço o processo da Nubank, mas acredito que a startup se não usa 100 % mas no mínimo uns 70% de suas análises baseado em algorítimos , senão , não faria sentido existir uma startup , poderia continuar com o método convencional.Se minha suposição estiver correta , eles devem usar algo genéticos , PLN, BIG Data , Data Mining e por ai vai, pois bem, o sistema ainda não está em um nível de maturidade legal no Brasil , pode funcionar bem nos Estados Unidos , mas , cultura e hábitos diferentes , não é fácil montar um algorítimo que funcione 100% em territórios diferentes, o algorítimo precisa definir padrão e conceito e isso leva um tempo pra ficar maduro , logo a Nubank vai corrigir essas falhas, acredito , caso contrário vai perder mercado e pode surgir uma outra startup que ganhe mercado na falha deles.Não trabalho na Nubank , ok pessoal , kkkk.Foi só uma observação de Engenheiro de Software apaixonado pela inovação. “Não existem processos perfeitos, mas é necessário que sejam eficientes”.

  • Rodrigo Leonel

    Não entendo até hj o motivo da puxacão de saco por esse cartão, quais seriam os benefícios tão maravilhosos oferecidos por ele?! Anuidade? Há diversos cartões no mercado com anuidade zero, falo por mim, tenho dois cartões Platinum Santander com zero de anuidade e inúmeros benefícios, mas vamos comparar com um cartão Internacional, pois bem, tenho tbm um Santander Free, anuidade zero, bom limite para um cartão básico (R$ 14.170,00, sem falar que já precisei usar além do limite estabelecido com aprovação automática sem contatar o banco e não paguei nada a mais por isso) e ainda possui o sistema de pontos. Agora, se alguém me apontar mais alguma vantagem do Nubank me avise que vou solicitar um.

    • Diogo Mendes

      1. Primeiro cartão que não cobrou anuidade.
      2. TED ilimitados para qualquer banco.
      3. Antecipação de parcelas.
      4. Uma fez precisei bloquear o cartao de credito do Bradesco, no 0800 gastei 5 minutos ate acabar a operação. No nubank e no maxino 30 segundos.
      5. Posso ver minhas futuras contas a pagar.

    • Matheus

      Olha, eu entendo que o Nubank é horrível quanto ao aumento de limite… mas em compensação, ele é melhor em quase tudo que o Santander free. Eu tenho tanto o Nubank quanto o Santander.

      Primeiramente: o Santander free não é “free” de verdade. Temos que gastar 100 reais por mês, caso contrário, uma mensalidade será cobrada (24,50 ao mês). Você pode pensar: “ah, que besteira, gastamos muito mais que 100 reais”. Sim, concordo. Mas isso diz muito sobre a política do Santander e da falta de transparência que eles possuem.

      O atendimento do Nubank é infinitamente mais preparado. Você pode falar no chat com um atendente 24hrs, 7 dias da semana. Além disso, o app é maravilhoso. Você pode bloquear seu cartão num clique, ver ao vivo as compras realizadas, o lugar onde foram feitas e etc.

      Meu Nubank foi utilizado por algum criminoso da Arábia Saudita, que comprou uns 2000 reais de produtos. INSTANTANEAMENTE o aplicativo bloqueou o cartão pois notou o padrão de compras incomum. Falei com um atendente e em 5 minutos as compras foram canceladas e um novo número de cartão me foi dado. Em 5 minutos!

      Imagina se isso tivesse acontecido com o Santander free? A burocracia seria imensa. Primeiramente que você mal ia saber dessas compras, talvez só percebesse na hora de pagar.
      Segundo que você teria que ligar pra central, ficar aguardando um atendente aparecer, mostrar documentos e etc…

  • Edilney De Souza Fonseca

    Tenho o Catão Nubank desde novembro/2017. Ele veio com R$ 650,00 de limite – o que não me satisfazia – mas, em janeiro deste ano, consegui aumentar para R$ 2.200,00 e com uma promessa de, depois de seis meses, obter um novo limite. Isso tudo pelo telefone 0800-591 2117 (no verso do cartão). Tenho tentado aumentá-lo pelo aplicativo, mas não tenho conseguido, então, em agosto vou tentar outro contato telefônico e, caso não consiga um novo aumento, vou cancelar o cartão.

  • Adilson Baptista Moreira

    Sou cliente no Itaú e meu cartão de crédito até hoje não saiu de 500 reais e olha que usei muito ele, nubank sou cliente à 2 anos faço parte do grupo beta pois me convidaram, meu limite já ultrapassa 17 mil reais e quando recebi o cartão à 2 anos atrás estava com 850 reais, não tenho do porque reclamar.

  • Felipe Tremonti

    Sou empresário, e tenho um funcionário que tem 8 mil de limite. E ele com 23 anos, e com salário bem abaixo do meu logicamente, eu só tenho 1050

  • pacato cidadão

    concordo plenamente com o texto.
    algumas “decisões” do sistema não fazem sentido algum. acredito, como bem dito no artigo, que essa automatização plena precisa ser revista nesse aspecto, de concessão de crédito, em que pese os riscos aos quais a empresa está exposta, e todo o seu modelo desburocratizado, visando redução de custos e afins.
    confesso, fazendo coro com alguns comentários aqui, que o nubank, com toda a sua estratégia de marketing, investindo na informalidade, na aproximação com o cliente, simplificando a comunicação e tal, atingiu uma condição quase de seita, a julgar por muitos dos seus ardorosos fãs e seus comentários para lá de exagerados.
    eu tenho o cartão nubank, com um limite ridiculamente baixo, que nem para os gastos diários consegue me trazer tranquilidade, sem o risco de ultrapassar o limite. aumentá-lo, via chat, app ou telefone, apesar de tudo apresentado, se mostra impossível(ou quase. por enquanto, é impossível mesmo).
    por isso, querendo uma alternativa ao cartão convencional, tentei o digio, que tem o bradesco e o bb como sócios(sou cliente bradesco há mais de vinte anos). e logo no primeiro contato, resolvi fazer um teste: no nubank, você consegue enviar mais de uma solicitação(eu consegui). no digio, o sistema identifica o seu cpf, restringindo a um pedido apenas. foram 12 dias de espera, mas com aceitação e aprovação imediatas após o token, mais um limite condizente com a minha situação. resultado: o nubank ficou de lado,e o digio virou meu cartão alternativo oficial. penso até, quando tiver coragem, de cancelar o convencional e ficar apenas com o digio.
    mas, devo reconhecer, que o nubank tem um atendimento bem melhor que o digio. as respostas no chat e via e-mail são enviadas em questão de minutos, enquanto o digio leva 24h ou mais para responder. ainda assim, acho que os dois se equivalem, com essa facilidade de gestão do cartão mediante o smartphone. evitar o callcenter, não tem preço.
    se o nubank não superar essa esquizofrenia de conceder crédito gigantesco para quem não pode, e liberar migalha para quem é consciente, certamente perderá clientes. o meu já está escanteado.

  • Felipe Rubronegro

    Eu estou nesta mesma situação mas Como tudo com FÉ se consegue hj tenho outros cartões 4x o limite do NU💩 mas em todo lugar tem os nuloves de plantão pra vim aqui falar 💩 só porque ganharam 150 reais de almento de limite hj ele tá encostado juntando poeira mas usarei sim em caso de uma nessecidade extrema.

    Parabéns pelo tópico li cada letrinha e entendi a frustacafr que você passou e muitos estão passando dando lucro a empresa pagando faturas antes do vencimento antecipando as faturas e parcelas e quando voce precisou recebeu um não em menos de 1minuto.
    PARABÉNS!!!!!

  • Felipe Rubronegro

    Eu estou nesta mesma situação mas Como tudo com FÉ se consegue hj tenho outros cartões com 4x o limite do NU💩 mas em todo lugar tem os nuloves de plantão pra vim aqui falar 💩 só porque ganharam 150 reais de aumento de limite hj ele tá encostado juntando poeira mas usarei sim em caso de uma nessecidade extrema.

    Parabéns pelo tópico li cada letrinha e entendi a frustração que você passou e muitos estão passando dando lucro a empresa pagando faturas antes do vencimento antecipando as faturas e parcelas e quando voce precisou
    recebeu um não em menos de 1minuto.
    PARABÉNS NOVAMENTE PELO TÓPICO!!!!!

    • Juliane Magalhaes

      Fiz o pedido do convite no aplicativo o que faço para cancelar ?

      • Felipe Rubronegro

        Eu acho que não tem como cancelar o convite não

  • Fabricia de Santana da Silva

    Eu deixei um cartão convencional com limite de 50.000 e fatura não inferior a 5.000 por um nubank com limite de 2.000 e o resultado não foi legal, vou cancelar o nubank e pedi meu cartão Gold novamente. Adorei o aplicativo e a idéia mas o limite não atendeu minhas necessidades, vou ficar com o nubank so até uma via do cartão anterior chegar pelo Correios.

  • Fábio Peres

    eu tenho um cartão com mais de 100 000 de limite no santander, é tanto mimimi nesse cartão que resolvi pedir um pra testar, foi aprovado, mas virá com 600 reais de limite rsss, achei tipo uma afronta, como uma criança que desafia o pai, mas mesmo assim vamos testar o bichinho pra ver se vale a pena tanta discussão, acho que isso é um cartão pra garotada, quem quiser um cartão de verdade vem comigo pra mesa dos adultos, com certeza vocês serão atendidos como eu fui, mas infelizmente pra ter limite alto em bancos tradicionais tem que ter renda alta, e não é no holerite não, é no deposito todo mes na conta.

  • Diogo Mendes

    Desculpa mais não acho que a fila de espera e grande que vai demorar para a pessoa que solicita um cartão e que tem um nome bom na praça.
    Solicitei para minha irma hoje no sábado as 21:00, a previsão da analise era para ser em 5 dias uteis. 30 minutos depois já recebeu o e-mail com a confirmação que o pedido foi aceito.
    Ainda foi aceitado com o valor que ela queria de limite, a diferença que e concursada, tem garantia de estabilidade.

    Para quem diz que não consegue o cartão e fala que ganha muito bem, o cartão sabe se esse valor que tu ganhar e recorrente por muito tempo ou não.

    • Matheus

      Eu sou engenheiro de software, ganho relativamente bem. Meu score está acima de 800 pontos e eu nunca atrasei nenhuma dívida na minha vida. Mesmo assim, demorei 1 ano pra receber meu cartão.

      Meu amigo é leiturista (entrega a conta de água nas casas), ganha somente 1 salário mínimo, e foi aprovado instantaneamente.

      Ou seja, isso que você disse de “não acho que vá demorar pra quem tem um nome bom na praça” é a maior besteira do mundo.

  • Tiago Assis

    Ando muito frustado em não conseguir aumentar meu limite. Sou cliente a 9 meses e recebi um limite de 3250,00 R$, o que a principio achei bom como o primeiro contato do da nubank comigo. Mas de lá para cá tento aumentar meu limite semanalmente e nunca consigo.

    Agora analisando meu caso especifico:

    * Nunca atrasei o boleto;
    * O somatório dos meus gastos nesse período foi de 39456,92 R$;
    * Nesses últimos 9 meses já paguei adiantado 17699,38 R$ (quase 45% do que gastei);
    * Tenho Nubank rewards;
    * Tenho Nuconta, para onde transfiro todo o dinheiro que ganho devido valorizar CDI;
    * Meu score no serasa é de 927/1000.

    Eu só quero aumentar meu limite por causa que é muito chato ficar pagando adiantado “300,00 R$ em 300,00 R$” quando o limite é estourado todos os meses, mas fico bolado sem entender o porque de não aumentar meu limite.

    ta foda.

  • Nem vou falar muito, apesar de ter inumeros pontos pra serem rebatidos no artigo.
    Vou me limitar à alguns.
    Pessoas que ganham muito e reclamam de não conseguirem aumentar seus limites, basta pensarem… quantos cartões tem? Qual o limite neles e quanto gasta em cada? Se você gasta muito em outros bancos ou já possui limites altos, mesmo ganhando bem, você é um possível futuro devedor, é algo bem simples na verdade.

  • Victor Clavijo

    eu não to lendo isso
    “pq a empresa não arrisca ter prejuízo com inadimplência como tantas outras e aumenta o limite do meu cartão?”
    “pq não aprova todo mundo na hora? afinal, qual brasileiro não consegue pagar suas contas?”

  • best loan

    Meu nome é Sylvia Prosper, de Portugal, uma mãe solteira, antes de meu marido morrer, ele nos deixou com tanta dívida, eu estava tão confuso e frustrado em como pagar dívidas enormes. Um dia eu estava passando pela internet, me deparei com um depoimento de (Pedro Gonçalo) sobre como o BEST POINT o ajudou com um empréstimo. Por isso solicitei um empréstimo de € 85.000 com uma duração de 5 anos da empresa através do seu correio (bestpointloanld@gmail.com). Quando solicitei o empréstimo, fiz uma promessa a DEUS de que se eu conseguisse o empréstimo, deixaria o mundo saber o que ele fez por mim, para minha surpresa, em menos de 48 horas meu empréstimo foi concedido a uma taxa de juros de 2 %. Agora eu resolvi as dívidas do meu marido e comecei uma nova vida e negócio de minha autoria. Eu apenas cumpri meu voto. Então, se você quiser qualquer tipo de empréstimo para tão baixo quanto 2% entre em contato com a BEST POINT COMPANY EMPRESARIAL LTDA em seu email: bestpointloanld@gmail.com

  • Luma Macagnan

    Eu concordo completamente! Recentemente fui fazer uma compra parcelada grande e meu pedido de aumento de limite foi negado. Eu pagaria 200 reais por mês durante um ano, o que excede o limite do meu Nubank. Mas eu tenho plenas condições de ter esse gasto, e com certeza pagaria em dia. O que acontece é que tenho ganhos mensais a mais na minha renda, além do meu salário. Então coloquei a renda do meu salário que diverge da minha renda real. Agora tentarei aumentar pra ver se dá certo. Mas foi muito frustrante, pois eu tenho condições de pagar essa dívida que assumiria, o que me fez refletir sobre ter um cartão adicional só por causa disso.

  • Shyrlaine Silveira

    Concordo completamente com vc, estou pedindo aumento há mais de um ano com as contas em dia e sempre é negado.

  • Eu acho que o mais importante é a proposta do cartão. Sou MEI e minha renda não é fica. Óbvio! A minha movimentação no banco não ultrapassa 2mil. Pedi o cartão, a análise ocorreu em menos de uma hora e o cartão já estava com data para chegar na minha casa. O limite, nem pude acreditar, R$700,00. Ainda agora tava olhando o App e percebi que poderia criar um cartão virtual enquanto o físico não chega. Criei e já realizei uma compra. Cara, fantástico! É para isso que esse cartão serve. Já irei comprar um remessa de roupas femininas para revender no meu site. Pra mim, a experiência é fantástica menos de uma semana. E honrarei todas as faturas. Pode ter certeza! Vai me ajudar muito!

  • Erica Akira S D

    Desenterrando para falar sobre limites:
    Minha filha paga tudo certinho como vcs falam e o limite não sobe nunca.
    Já eu tive uma agradável surpresa: após comprar passagens aéreas usando o roxinho tive meu limite aumentado. Recebi o aumento no ciclo seguinte ao das viagens (aconteceu duas vezes, viagem curta, Rio-São Paulo)
    Então fica a dica.

    • Cris

      Desenterrando para falar de limites, parte 2 (rsrs): eu fiz a solicitação do Nubank pelo site, sem convite nenhum, na noite de sexta-feira passada (dia 17/08/2018) e em 2 segundos recebi o código do convite, já dando a impressão de que havia sido aprovada. Fiz o procedimento de cadastro e selfies pelo app, com selfies e fotos do RG, indiquei minha renda (acima de 12k) e vi que o limite pré-aprovado seria de … R$ 1.600,00! (decepção, mas ok, o Nubank nem me conhece ainda mesmo). Encerrado o cadastro, deram prazo de 5 dias úteis para avaliar a proposta. Para minha supresa, em menos de 48 horas não úteis, fui aprovada no domingo pela manha! Ganhou muitos pontos comigo o Nubank pela agilidade. Além disso, já usei o atendimento deles elo chat no aplicativo e foram super rápidos e eficientes nas respostas também! Gostei muito! Já usei o cartão virtual para comprar algo na internet, para ver se funcionava mesmo, deu tudo certo. Vou usar até antes do fechamento da fatura os R$ 1.600,00 de limite e vou pagar integralmente uns 3 dias antes do vencimento, para ver se me dão um aumento de limite mais compatível com a minha renda.

      Por outro lado, na segunda-feira (dia 20/08/2018), fiz a solicitação do cartão Trigg (outra Finthec), com os mesmos procedimentos do Nubank (cadastro pelo app, selfies, fotos da identidade, etc). A diferença é que esse solicita também o comprovante de renda e residência. Mandei pelo app meu contracheque, declaração de IR e comprovante de renda. Deram 5 dias úteis para responder. Responderam hoje, no sábado, dia 25/08/2018, com aprovação. Limite temporário para uso no cartão virtual de R$ 500,00 e limite de R$ 10.000,00 para o cartão físico quando chegar. Vá entender os critérios!!! Pelo atendimento e anuidade zero, o Nubank é disparado o melhor (no Trigg, fiquei uma hora para ser atendida no chat, rsrsr). Pelo limite, o Trigg me pareceu bem mais interessante (mas aí é porque eu comprovei a renda informada, acho eu) ….

      A ser confirmado esse limite de 10k no Trigg físico quando o cartão chegar, e se conseguir bons aumentos de limites com o Nubank, talvez só fique com um goldzinho tradicional da CEF mesmo e vou apostar nos digitais!

      • Erica Akira S D

        não pague adiantado não, porque isso não muda nada.
        pague sempre em dia.
        Ative sua NUCONTA e deia o dinheiro lá rendendo (rende mais que a poupança) e no dia do vencimento do cartão já paga usando a nuconta. Assm vc não perde um dia sequer de juros prá vc.

        Sobre eles não aumentarem ou darem pouco limite: temos que lembrar que a Nu é pequena e não tem “muito” em caixa, por isso ela não pode ficar dando credito se não tem essa grana para fazer os pagamentos.
        Enfim, eu to feliz com meu roxinho e até prefiro que o limite não seja muito alto, assim sobra mais na nuconta (e fica rendendo 100% do CDI com liquidez diária hahaha)

        • Cris

          Erica, obrigada pelas dicas! Sim, já ativei a minha Nuconta assim que fui aprovada. E já fiz transferência via TED para lá no valor integral do limite da fatura. Eu marquei a data do vencimento da fatura para três dias depois do meu salário, para poder pagar sempre com um ou dois dias de adiantamento e não me estressar. Não pretendo me desorganizar financeiramente pagando parte da fatura antecipadamente para abrir mais limite no mesmo mês como muitos fazem, não é essa a minha intenção. Esses R$ 1.600,oo por mês cabem folgados no meu orçamento para compras do dia a dia, Cabify, Uber, farmácia, supermercado. Não preciso muito mais que isso, não, e compras mais vultosas eu sempre planejo. O meu interesse num limite maior é justamente para situações com as que gerou a postagem original: viagens internacionais, compra de passagens e reservas de hotéis. Tipo, com um limite de R$ 1.600,00, eu não consigo nem pagar a passagem hoje em dia (há alguns anos, até que dava, rsrsrs) É muito tranquilizador ter um cartão com limite alto para situações inesperadas longe de casa! Se eu conseguir aumentar gradativamente esse limite do Nubank até uns 6-8k, somado aos 10k do Trigg, já estarei satisfeita para ocasiões como viagens internacionais e outros imprevistos (tipo, estragar do nada uma máquina de lavar ou um ar condicionado, como já aconteceu)

          Eu estou gostando do Nubank, Ainda não chegou o cartão físico, mas acho que logo chega, pois estou acompanhando o rastreamento.

          • Michel.

            Cris, tive uma história parecida com a sua, mas o TRIGG foi péssimo pra mim.
            Apesar do cashback ter sido vantajoso com meu volume de compras, sempre passava raiva com o atendimento precário, horas pra resolver problemas básicos.
            Em um ano, 3 cartões deram defeito no chip, a cada troca, no mínimo 30 dias aguardando o cartão chegar, compras duplicadas, demora para baixar pagamentos das faturas, bloqueios do cartão no caixa, mesmo estando desbloqueado no app… Enfim, cancelei o TRIGG pelo péssimo atendimento, voltei 100% pro nubank, assinei o Rewards (que vale muito a pena se vc gasta muito no cartão) e estou satisfeito.
            Minhas faturas giram em 4k por mês… Mas pq uso o cartão tbém para pagar contas fixas… luz, água, condomínio, parcela do carro, seguro do carro, seguro de vida, telefone/tv/internet, escolinha da minha filha.
            Os pontos vão nas alturas e o retorno é muito vantajoso.

          • Cris

            Michel, eu sempre acho que essas diferenças de percepção entre um produto e outro (pode ser cartão de crédito, smartphone, companhia aérea, ou qualquer outra coisa) depende muito do tipo de experiência que os usuário tem. Se ocorre um problema de difícil solução, a pessoa não vai mais gostar, vão odiar, enquanto outras pessoas que tiveram experiências positivas, vão gostar. No meu caso, o Trigg está me servindo muito bem. O cartão chegou antes do tempo previsto, assim como a pulseira espelho do cartão, que eu também pedi. Nunca tive problema em baixar a fatura e pagá-la. Eu pago sempre com uns 5 dias de antecedência e o pagamento é confirmado logo no dia seguinte e na mesma hora o limite é recomposto. Nunca tive problemas com o chip do cartão, compras na internet, etc. Eu acho bom o programa do cashback, melhor que o Nubank Rewards, na verdade. O atendimento pelo chat no inicio foi complicado, pois era MUITO demorado. Mas sempre fui atendida, apesar da enorme fila de espera. Mas há duas semanas atrás, precisei entrar em contato com o chat e fui atendida literalmente na hora (posição 1 na fila de espera). Achei que houve uma grande melhoria no atendimento. Eu também gosto muito do Nubank, especialmente pela agilidade e eficiência no atendimento no chat e pela possibilidade de fazer quase tudo pelo aplicativo, inclusive antecipação de parcelas. Mas em relação ao limite, o Nubank foi bem decepcionante. Limite inicial de R$ 1.600,00 (para uma renda comprovava de R$ 13.000,00). Em menos de 10 dias, eu já gastava todo esse limite (gasto nos meus cartões, ao total, aproximadamente uns R$ 8.000,00 mensais). Paguei sempre a fatura integral com antecedência, logo depois do fechamento fechadura. Pedia aumento de limite logo após e nunca fui atendida. Mês passado, depois de uns 10 dias de te o aumento negado, o Nubank aumentou por iniciativa própria o limite de R) 1.600,00 para R$ 2.750,00 (ainda baixo para o meu gasto mensal com cartão; é impossível para compras mais elevadas, como passagens aéreas internacionais, por exemplo). O Trigg me concedeu R$ 10.000,00 de limite inicial. A diferença foi gritante! Mas a prova de fogo desses dois cartões vai ser agora em janeiro de 2019, na minha próxima viagem ao exterior. Vamos ver como o Nubank e o Trigg irão funcionar na Europa. Espero que de tudo certo, mas vou levar também meu cartão Visa Sicoob e um cartão pré pago Tipo VTM recarregável por internet banking como plano B, se der treta com o Nubsnk ou o Trigg (espero que não). 🙏🏻🙏🏻

        • rjr

          Isso é bem verdade. Depois que coloquei dinheiro na Nuconta acabei recebendo aumento de limite sem pedir.

  • Marcio Barcellos da Silva

    A taxa de conversão praticada pelo Nubank no exterior é péssima! Muito pior que a do Digio, por exemplo. Para viagens internacionais ele só serve de backup de emergência – e torça pra não precisar.

  • Lerreg Thiago Granger

    Tenho um nubank apenas por ter, com o limite queue tenho não consigo comprar nada. Sério, uso apenas pra lanchar e pagar conta de bares, mais nada. Se eu quisesse comprar um celular parcelado, não dá, se quiser comprar um tv não, um video game, notebook, nada!.
    Nada do que estou acostumado a consumir consigo comprar com esse cartão.
    Por outro lado possuo um Credicard, que é da itau, internacional e totalmente sem anuidade com um limite que aumenta quase automaticamente a cada 6 meses, e atualmente com valor de limite de 25X o limite que possuo no roxinho, então de fato essa matéria não me soa como uma “pirraça” até por que o que é um aumento de 100 ou 200 reais no limite?
    Ainda tem o programa de pontos do nubank, que acaba não valendo a pena contratar por que de fato não consigo comprar nada no cartão.

  • Erica Akira S D

    Geral falando que antecipa pagamento, essa galera gosta mesmo de perder juros hein
    antecipar pagamento não adianta nada, só mostra que vocês não são organizados e não conhecem as próprias contas.
    paguem em dia.

    • Larga a mão de ser burra! antecipa pagamento se vc agora tem condições de pagar tudo e se livrar da divida, que mal tem?

    • Matheus

      “perder juros”? Como assim, que juros? Tá doida?

    • rjr

      Eu entendo o que ela quer dizer. Na Nuconta é possível ganhar com juros diários. Então quem antecipa abre mão de recursos que poderiam ter sido usados para aplicar.

  • Leonardo Marques Rodrigues Léo

    Desculpe, mas achei péssimo o post e os pontos levantados. Quando fiz o cartão era estagiário e obviamente ganhava pouco. Todo o processo de aprovação e recebimento do cartão levou entorno de um mês. Poucos meses depois recebi a liberação de escolher o aumento de limite de crédito. Aumentei o que no início já era de R$ 2.000,00. Alguns meses depois recebi um novo limite, que não fiz pois não era necessário. Hoje já com uma situação econômico-financeira boa aumentei o limite novamente.

    Mas tudo é uma questão financeira e econômica tem que evitar problemas e dívidas para a empresa e para os clientes. Não sei se é o seu caso, mas há um número gigantesco de brasileiros endividados com credoras de crédito.

    Se a fila é gigantesca é porque é bom e muitos querem. O cartão de crédito é excelente e até então depois de alguns anos não tive nenhum problema com o mesmo. Só tenho algumas dificuldades com a conta corrente que ainda está no início. Ainda não consigo fazer agendamentos e nem pagar algumas guias de tributos.

    Anseio para poder usar a NuConta como conta empresarial 100%.

  • Patricia Luther_solutions

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  • Lauro L. Nunes

    Concordo em quase tudo que disse. Também adquiri o cartão e estou muito INsatisfeito, principalmente pelo fato de eu ter apenas 500 reais de limite, contra 10.000 no banco. O fato é que eu queria me livrar da anuidade do banco e passar todos os meus gastos (que claro, não chegam nem a 1.500 por mês) pro Nubank, porém não vejo muito futuro em continuar acreditando nesse plano.
    Discordo de você apenas em mantermos um cartão do banco como “backup” pra contas maiores, pois não adiantaria absolutamente nada, seria só dar mais trabalho para controlar duas faturas, uma vez que a anuidade do banco será cobrada do mesmo jeito. Mas fazer o que né? Pretendo cancelar meu cartão Nubank ainda esse mês quando pagar minha ultima fatura, pois ele realmente não facilitou em NADA a rotina com meus gastos… =/

  • Abraao Lopes Viana

    Uma bosta de cartão! Cliente a quase dois anos tentei várias vezes aumentar o limite é sempre a mesma ladainha de que eles aumentam de acordo com o gasto. É necessário vocês entenderem que dinheiro perde valor com o tempo e se o limite dos clientes não forem reajustado eles automaticamente perdem poder de compra. Ninguém vai gastar o limite todo durante os meses do ano todo para ter um aumento de limite. Essa política é um absurdo! Existe uma coisa chamada compra pontual que é uma compra específica de valor maior, tipo uma televisão de 4.950 00…um move de 2.900,00…fora os gastos normais. .. Um limite de 5.300,00 é bom porém não dá para comprar… Quebrei é joguei no lixo..

    • Gilmar Torquato

      kkkkkkkkkkkkkkk Você não pode querer um cartão para ser o seu patrão, que te paga todo mês. Cartão não pode ser um adicional do seu salário. Se não, você se quebra rapidinho, pois talvez o seu limite do cartão seja maior que o seu próprio salário! Cartão é para uma emergência, um gasto pequeno, talvez, dividir uma viagem, uma compra, colocar uma gasolina no carro no melhor dia de compra, enfim, um companheiro para as horas de menos poder aquisitivo! Nada além disso!

      • rjr

        Para mim, cartão é para pagamentos online e para parcelar compras.

  • Matilde Leonor

    Eu gostaria de trazer isso ao conhecimento do público sobre como eu conheci a Sra. Linda Funding Loan PLC depois que eu perdi meu emprego e foi negado empréstimo pelo meu banco e outra instituição financeira devido à minha pontuação de crédito. Eu não podia pagar os honorários dos meus filhos. Eu estava atrasado nas contas, prestes a ser expulso de casa devido à minha incapacidade de pagar o meu aluguel. Foi durante esse período que meus filhos foram tirados de mim por um orfanato. Então eu comecei a procurar fundos on-line onde eu perdi € 1.670 que eu pedi emprestado de amigos que eu estava arrancar por duas empresas. Até eu ser encaminhado para a Sra. Linda Financiamento Plc por um amigo muito bom, por isso, se realmente você está precisando de um empréstimo eu aconselho você entrar em contato com este credor Godsent via e-mail: (mrslindarobertloanfirm@outlook.com) ou WhatsApp + 19147057641 e estar livre de scam eles oferecem empréstimo em todo o mundo pedir ajuda agora.

    Saudações

  • Nathy Ferraz

    Nossa, eu tive uma experiência completamente oposta. Em apenas dois meses a NuBank me OFERECEU um aumento de limite de quase mil reais. Eu adianto o pagamento (ao contrário do que a amiga disse no comentário, não é “falta de organização”, cada um sabe o melhor momento para pagar suas dívidas.), adianto parcelas, atualizo meu holerite e pago tudo em dia 😀 Acho que esse tipo de experiência é algo muito pessoal.

    • Paulo

      teu limite começou com quanto?

  • Alexandre Oliveira

    O único defeito ao meu ver é o pouco tempo para pagamento, enquanto no BB (Saraiva) minhas faturas fecham dia 26, 27 e pago dia 10 tendo quase 45 dias para pagar, o Nubank fecha dia 04 e pago dia 10… O tempo para pagar / fechar faturas é muito baixo comparado a outros…

  • Palmerense Gente Boa

    Vou fazer um cartão nubank, mas se vier com limite menor que 3 conto eu cancelo na hora, imediatamente. Que palhaçada é essa de limite de 400 reais? hahaa Isso não dá nem pra almoçar o mês inteiro.

    • Gilmar Torquato

      Isso depende do seu ganho mensal. Bom, pelo menos era para ser.

      • Palmerense Gente Boa

        Desisti de fazer esse cartão… Eles gostam de atrair estudantes e pessoas com renda mais baixa, acho que não sou o público alvo

  • Juh

    Estou passando por algumas dificuldades financeiras (e no BR, quem não está?), mas priorizei o pagamento ao nubank justamente pq achei o atendimento deles mediante minha inadimplência, excepcional!!
    Enquanto bancos convencionais colocam humanos que parecem robôs pra te infernizarem de 5 em 5 minutos com aquele script decorado e cansativo, o Nu fez uma abordagem humanizada via email do tipo “oi, a gente sabe que tá dificil, mas vem cá, vamos se ajudar”. E deu certo. Ganharam minha prioridade, analisaram minha situação e propuseram uma solução justa.
    Então minha experiência com eles não foi sobre limite recusado, e sim solução de problemas. Não tem nem comparação com as instituições convencionais. Estão de parabéns.

  • Fabio Albuquerque

    Sinceramente, muito choro seu, o nubank avalia um aumento de crédito da mesma maneira que avalia para liberar ou não o cartão, todos os riscos que podem ocorrer aumentando seu limite a hora que você quiser, a questão de holerite seria preconceituosa e os autônomos como ficariam? No contrato é informado, podem aumentar ou reduzir seu limite no momento que quiserem, o ideal é ter outro cartão opções não faltam com características parecidas como sítio e Credicard zero.

  • JOVIS ESPEN COOKS

    Olá
    Eu sou o Sr. JOVIS ESPEN, um credor de empréstimo, oferecemos todos os tipos de empréstimos, tais como
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  • Paula

    Oi Vinicius! Essa questão de liberação de limite no Nubank é frustrante mesmo…Tentei algumas vezes pedir aumento do limite, cogitei ligar no SAC e solicitar o aumento mas desisti… O que fiz foi pedir um aumento gradativo muito, muito pequeno mesmo…Pedia apenas para aumentar 20 ou 30 reais e conseguia!!!! Passava alguns meses, fazia a mesma coisa. Aos poucos, de 30 em 30 reais, fui conseguindo aumentar meu limite do cartão… Hoje ele ainda é baixo (R$680 reais) mas meu limite inicial era de apenas R$500 reais, então, posso dizer que já adiantou…

  • quem mandou ter nome sujo ou score baixo, depois falam que o cartão não é bom… Não cuidam do seu próprio nome e querem difamar outros….

  • Luis Fernando Durão Inayara An

    Eu discordo deste texto, pois tenho um cartão Santander Flex, em que pago um absurdo de anuidade, e olha que gasto todo mês quase R$1.500,00 reais nele , tenho há 14 anos e o Santander não faz nenhuma gracinha para me agradar, por fim consegui agora o NUbank há uns 3 meses, comecei o o limite de R$1.000,00 , gastei até estourar estes 3 meses e esta semana eles aumentaram para R$2.000,00 meu limite, por não cobrar nenhuma tarifa, está perfeito, maravilhoso, acredito que com o tempo vá aumentando mais e mais, como posso reclamar de um cartão assim? logo logo quando atingir um limite desejável, irei cancelar meu Santander de 14 anos de uso e ficar apenas com o Roxinho, maravilhosoooooooo!!!

  • MR sherman

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  • Kareen Williams

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  • Mery Cordão

    Eu recebi o meu super rápido, acho que em duas semanas, já com um ótimo limite. Por enquanto, estou gostando bastante.

  • Youkai

    Não posso reclamar do meu, aumentaram meu limite 150%.

  • Loan Help

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  • Branca Figueredo

    Eu tô com a Nubank há um ano e poucos meses, precisei inúmeras vezes aumentar o limite e não consegui. Desisti, vou pagar tudo no débito e cancelar o cartão, não tem futuro mesmo. 🙂

    • Felipe Medeiros

      Credicard Zero, é muito melhor.

  • Túlio Moura

    Caí nesse blog justo por perguntar ao google se vale a pena cancelar uma conta no banco e ficar apenas com o nubank.

    Dos motivos que me levaram a considerar isso, cito todos os que você citou no post, mas só que com um impacto positivo. Uma vez que já tenho o cartão, não preciso me preocupar com fila de espera. O meu limite é 5 vezes maior que o do banco do brasil e eu não preciso pagar por isso. A nuconta transfere pra outros bancos gratuitamente, o que não acontece no banco do brasil. Isso sem mencionar as tarifas que aparecem sem mais nem menos e você tem que pagar ou dever.

    O banco do brasil nunca me mandou notificações ou cartas informando que meu limite havia aumentado, que haveriam cobranças, que eu estava usando cheque especial… enfim, nada justifica a cobrança de anuidade, além de uma simples e fácil fonte de renda.

    Por isso mesmo, hoje me deparo com uma fatura que veio apenas com a anuidade e achei um gasto completamente desnecessário. Já não uso o banco pra investir, nem pra guardar dinheiro e agora nem mais pra sacar, pois o nubank já tem as funções de débito e saque.

    Sei que não existe almoço grátis, mas acho que o formato do Nubank é o que melhor responde às necessidades de quem quer ter um mínimo controle do dinheiro. Se fosse preciso pagar o mesmo valor que pago no Banco do Brasil, acho que valeria MUITO mais a pena.

  • Adesuyi Kemi

    Eu sou um credor privado e investidor, você precisa de um empréstimo legítimo, honesto, respeitável e rápido? Eu posso te ajudar com 100% de garantia de empréstimo, estou oferecendo negócios e empréstimo individual, Mais também estamos financiando todo o tipo de projetos. Para mais detalhes, entre em contato conosco: jonmcguire47@gmail.com.

  • Paulo Sérgio

    Cara..não faz sentido..ter o Nubank e manter outro para coisas eventuais…se vc vai pagar por um tradicional porque o Nubank não atende..melhor é ficar com o tradicional..

  • stanley bob

    Candidate-se a um empréstimo pessoal rápido e conveniente para pagar contas e iniciar um novo negócio ou refinanciar seus projetos a uma taxa de juros mais barata de 3%. Se estiver interessado em contactar-nos hoje com as informações abaixo, por e-mail da empresa ou número de telefone da empresa abaixo para nos permitir prosseguir gentilmente entre em contato conosco hoje vis este email: (lendingtreegroupinc@gmail.com) para mais informações.

  • Henrique Corrêa Fernandes

    Pessoal, a minha posição a respeito disso tudo é a seguinte: a informatização está em todo o lugar, embora um analista humano possa ajudar, a máquina se torna indispensável para ler e interpretar milhares de solicitações e demandas de aumento de crédito. Minha dica a quem quer ter aumento de crédito tem medo com a recusa assim como eu,faça o seguinte: compre em outros estabelecimentos, use outros cartões, crediários e afins. Mas pq isso ? Tenha tu o teu leque ou universo de oportunidades de créditos. Pq em miúdos funciona assim: existe uma mulher muito gata e cobiçada, e existem dois tipos de caras: o cara que vive chegando só nela (assim como os outros e fazendo fila, levando não atrás de não) e o outro cara, o que sai com outras mulheres tão lindas quanto essa e que no fim a mais disputada tem interesse em conhecer melhor esse cara. Se tu não entendeu, valorize-se e faça Nubank te escolher como cliente, e não tu correndo atrás, pagando adiantamento de faturinha pra conseguir 200 pilas de aumento de crédito !

  • rjr

    Tenho Nubank mas também uso outros dois cartões com limites maiores. Uma coisa que descobri é que você não aumenta o limite quando quer, mas quando eles decidem, os aumentos chegam automaticamente. Em um ano e meio tive dois, sem pedir, e depois de ter sido negado quando eu pedia.

  • Thiago Silva

    NúBank é o melhor cartão, saí de R$450,00, para mais de R$11.000,00 em dois anos que estou com ele, pergunta pra pessoa mordida ai se ele sai emprestando dinheiro pra todo mundo.. o povo esquece que mora no Brasil, onde tem pessoas dando golpe a todo momento, imagina a festa que os estelionatários fariam se o nubank aumentasse o limite assim da noite pro dia.

  • Sale Digo

    Olá
    Se você tem alguma doença relacionada ao sexo, entre em contato com babasalamiherbs@gmail.com para a solução perfeita para HIV./AIDS, HERPES, BAIXA LIBIDO, BAIXA ESPERM, FRIBRÓIDE E MUITAS MAIS. ele me ajudou com uma solução que eu tomei que me ajudou a curar meu câncer de pulmão em 2 semanas. Nem tudo requer medicação química. Sou um testemunho vivo, Sua cura pode ser à base de ervas. Por que não dar uma chance às ervas baba salame e ver-se curado e purificado. Contate-o por e-mail para mais assistência. Babasalamiherbs@gmail.com

    Obrigado.

  • skankhunt42

    Unlike my uncultured self, I simp for everybody.