Loading...

Quais metas você NÃO vai cumprir em 2017?

Por
26 de dezembro de 2016
6 minutos de leitura
2 comentários

Quais metas você vai fazer para o ano novo e vai deixar de cumprir?

Isso mesmo, esse é um artigo sobre o que você vai deixar de lado em relação às suas metas de ano novo. Porque escrever só sobre “Como fazer os melhores planos para 2017” é cliché demais.

A pergunta é: você vai repetir o mesmo ciclo que fez em 2016?

Vai colocar metas para o ano, mas em agosto não vai mais se lembrar do que prometeu?

Desculpe pela franqueza, mas se você está esperando o ano começar para começar ir atrás das suas metas, você está fadado ao fracasso.

Na verdade, estabelecer objetivos para sua vida não é algo que deveria ser feito só no dia 31 de dezembro. É algo para ser feito continuamente. Mas acabamos deixando para essa data específica pois vivemos em ciclos. De alguma maneira, o final de um ciclo de um ano e início do outro costuma nos parecer uma boa data para refletir.

Faltam menos de 6 dias para o fim de 2016 e você ainda não tem metas?

Pois bem, fique comigo que vou ajudar você a traçá-las e cumpri-las.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Quais os erros que cometemos para chegar ao final do ano sem metas batidas
  • Como traçar metas e cumpri-las
  • O que fazer depois de alcançar as metas

Onde você erra que não alcança suas metas?


Metas: Errar Alvo

Quando traçamos metas (ou objetivos, se preferir chamar assim), estamos basicamente estabelecendo um ponto claro aonde queremos chegar. Traçar objetivos bem claros é um dos pontos centrais do mindset que aplicamos no nosso curso online de investimentos, o Cabeça de Investidor.

O caminho entre onde você está hoje e a conclusão do objetivo requer que você tome algumas atitudes. É, acima de tudo, uma questão de produtividade. Quão bem você consegue se organizar para concluir o que foi proposto por você mesmo?

Primeiro Erro

O primeiro erro que cometemos ao ter uma meta é não escrevê-la. O simples ato de escrever em um papel já aumenta as chances de obtermos resultados melhores.

Um estudo feito no Canadácom 700 estudantes, mostrou que aqueles que escreveram seus objetivos ao longo do ano tiveram desempenho melhor que aqueles que não escreveram.

Por isso, antes de qualquer outra coisa, lápis e papel na mão. Essa é a primeira coisa que você deve ter em mente para entrar 2017 com o pé direito e de olho na meta.

Ok, escrevi já. E depois?

Mesmo que você tenha escrito no papel, deixá-lo de lado e nunca mais olhar para ele não vai fazer você chegar ao seu objetivo. Acompanhar sua jornada ao longo do ano é fundamental para ver se você está indo no caminho certo.

Imagine que seu ano é um barco e você precisa atravessar o Atlântico, mas não basta sair da praia e seguir reto. Isso porque algumas ondas e o vento podem fazer você apontar para outra direção quando estiver em alto mar.

Por isso, ter uma bússola vai ser essencial para seguir rumo a direção certa. A sua bússola para alcançar sua metas vai ser aquele papel onde você escreveu suas metas e o acompanhamento que você fará do seu progresso.

Quanto já consegui completar? O que falta para chegar lá?

Isso nos leva a outro ponto muito importante.

Dividir em passos menores

Como comentei no início do texto, traçar e alcançar metas é uma questão de ser produtivo. Quando pensamos em produtividade (aqui no investeaê precisamos ser muito atentos a isso para dar conta de tudo), uma dica essencial é dividir uma tarefa grande em tarefas menores.

Um exemplo prático: mais fácil do que estabelecer “vou ler 12 livros no próximo ano” é dizer “vou ler 1 livro por mês”.

É a mesma coisa no resultado final, mas o caminho fica mais fácil de assimilar. Você consegue visualizar melhor o que significa ler 1 livro por mês e pode se planejar melhor.

Entendido? Se sim, você só precisa esquivar do último erro.

Ter metas indefinidas só atrapalha

O último erro que as pessoas cometem é não saber a definição de meta. A meta é o objetivo com termos quantitativos e com um prazo determinado.

Fica mais simples ainda com um exemplo.

Meta: Conseguir economizar R$500 até o dia 15/07/2017

A meta tem um valor a ser alcançado e uma data máxima para realização, nada mais que isso.

Se você não estabelece um ponto claro (o valor) e uma data limite, vai ficar empurrando com a barriga e chegar num valor mais ou menos, numa data indefinida.

Por isso, se você quer alcançar suas metas no ano que se aproxima, basta seguir esse roteiro abaixo.

 

Criando metas para 2017


Metas: Objetivos 2017

Qual seu objetivo maior?

Para criar metas você precisa saber, primeiro de tudo, qual o seu objetivo de vida. Porque o ano não é nada mais que um período da sua vida, então as suas metas têm que levar você ao seu objetivo maior.

Hora de Pensar

Com isso em mente, podemos começar o brainstorming. Esse é o momento de você se soltar e jogar todas as ideias no papel, sem medo, tudo que vier na cabeça. Por exemplo: aprender a cozinhar, passar mais tempo com a família, viajar para um lugar remoto, aprender uma nova língua, mudar de emprego, emagrecer e por aí vai.

Peneira

Provavelmente você percebeu que colocou muita coisa no papel, muito mais do que achava que conseguiria no início. Esse era nosso foco. Agora vem a parte menos legal, descartar aquelas ideias que são apenas desejos, mas não fazem você chegar mais perto do seu objetivo de vida.

O essencial é deixar de 3 a 5 metas para o ano que vem. Sim, apenas isso. Nada de lista com 20 itens e nenhum completo no final. Se você é uma pessoa que nunca fez isso, aconselho você fazer apenas com 3. Vai ser mais fácil.

Então eu tenho que ter só isso de meta no ano? Não é muito pouco?

Exato, o segredo de bater a meta é que, quando são poucas, é mais fácil de se visualizar e se alcançar. Lembre-se também da dica de dividir cada uma em tarefas menores.

E tem mais, a grande sacada é perceber que o seu “ano” não precisa ter 12 meses. Essas primeiras 3 metas podem ser para o primeiro semestre, ou trimestre. Isso só depende do seu apetite para cumpri-las.

Além disso, você pode cumprir a meta mais fácil das 3 ainda antes do carnaval. Assim você espanta de vez aquele senso comum que o ano começa só depois da festa.

E então, vamos começar?

 

Depois que alcancei as metas, o ano acaba?


Metas: Fim do Ano

Não. Se você é uma pessoa extremamente focada e vai bater suas metas antes do dia 31 de Dezembro, ótimo. No entanto, o ano não acaba quando suas metas são alcançadas.

As metas não precisam ser traçadas apenas no começo do ano. Você pode achar uma divisão melhor para o seu ano, em semestres ou trimestres e para cada período estipular metas. O importante é se renovar sempre e não ficar parado.

Falo por mim mesmo, fora as minhas metas pessoais, temos uma meta no investeaê que é fazer uma turma no Cabeça de Investidor, nosso curso online, com 4x mais alunos do que tivemos no início. É uma meta para o ano, mas que se for alcançada logo, vamos seguir a dica da ex-presidenta: dobrar a meta.

Sabemos que cada meta tem sua magnitude e tem o seu tempo para ser feita. Por isso ela precisa ser cumprida no ano e levar você rumo ao seu objetivo maior de vida. Se no meio do caminho alguma meta perder o sentido para você, basta trocar. Como eu disse, ela tem que levar você a algum lugar e a esse lugar você tem que querer chegar.

E agora, quais são suas metas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nós do Investeaê te desejamos um ótimo ano novo com um 2017 animal! (e com muitas metas cumpridas)

*As Imagens desse artigo foram retiradas de freepik.com e thenounproject.com

Sobre o Autor:

Desde o terceiro ano de faculdade decidiu que mais importante do que se formar em Engenharia era se tornar um empreendedor. Por isso participou de várias iniciativas e em uma delas foi mentorado por um ano pelo board de Healthcare da General Eletrics. Hoje é responsável pela estratégia Big Boss e as segundas-feiras toma café enquanto escreve o Granaê.
  • Vando Nascimento

    Excelente!! É sempre prazerosa a leitura dos artigos aqui postados. Curtos, claros, objetivos, didáticos demais… Nuito bom. Esse site e o pensonofuturo.com.br da Aline Porto são sensacionais!

    • Valeu, Vando!
      Ficamos extremamente felizes que os artigos estejam cumprindo seu papel e sendo claros e didáticos.
      Seguimos juntos, abração!