Despedida
Como foi o ano?
Comecei a escrever esta newsletter neste ano e, bem no início, ela tinha um nome mais pomposo e menos a cara do Investeaê. Sorte a nossa que entendemos isso e mudamos o nome para Granaê.
Hoje retomei o meu primeiro texto para entender como foi minha evolução escrevendo durante 2017. Foi bem legal ver como ele mudou e também como é bem menos sofrido escrever atualmente.
Neste ano eu falei de aposentadoria, de Nubank, de café, de IPO, de renda fixa, de juro real, etc., sempre pensando em escrever algo relevante e de fácil entendimento para você.
Nem sempre é muito fácil procurar formas de explicar conceitos relativamente complexos com analogias do dia a dia, mas acho que consegui êxito em vários desses momentos. (Consegui, certo?)
Já comecei
Você já deve ter percebido que isto, que você lê agora, é a minha retrospectiva, pois as próximas segundas-feiras serão comemorados o Natal e o primeiro dia do ano. Apesar de gostar muito de escrever oGranaê, não terei condições de fazê-lo nesses dias por motivos de: ressaca.
Mas eu não estou aqui para falar do que vai acontecer comigo nas próximas duas semanas. Quero falar um pouco sobre como vai ser o ano de 2018. Afinal, o que passou, passou, e agora já é hora de planejar o futuro.
Ano que vem teremos eleição, e você bem deve lembrar como foi o ano da última eleição, aquela instabilidade sem fim. Não espero que seja diferente em 2018.
O que me preocupa mais é que os eleitores entrem numa possível polarização entre Lula e anti-Lula. Isso vai deixar o clima do país bem pior do que foi na reeleição da Dilma.
Bolsonaro 2018?
Vejo também que a principal figura representante dos anti-Lula é o Bolsonaro, e uma candidatura do Lula só fortalece a figura oposta da extrema direita.
Essa extrema polarização deixaria as conversas piores do que discussões entre torcedores de times rivais. E, por possuírem posições extremamente opostas, a cada nova pesquisa de intenção de voto a Bolsa iria responder bruscamente.
É por causa dessa incerteza que as empresas que estavam mais próximas de realizarem IPO correram para fazer isso ainda neste ano. O efeito psicológico da virada de ano vai fazer com que as pessoas pensem apenas em duas coisas: eleições e Copa da Rússia.
Pense Além
Eu quero que você vá além, pois eleições e Copa do Mundo são aquilo que todos conseguem ver. Mas existe um universo de coisas que você precisa saber.
Pois 2018 também vai ser o ano das criptomoedas e é por isso que o Vinícius e eu estamos de olhos bem atentos no Crypto Alert para trazer aquilo de mais relevante para os nossos assinantes.
Nós não paramos nunca de perguntar, ler e ir atrás das melhores oportunidades de investimento. Não é à toa que nossas recomendações estão indo muito bem, obrigado.
A nossa última recomendação já soma mais de 90 por cento de valorização em menos de um mês!
Que 2018 seja próspero e repleto de recomendações acertadas.
Abraços e boas festas!