Não é o fim da renda fixa
Selic em 7,5 por cento
Em 2015 eu comecei a mover meus recursos da poupança para o investimento mais seguro do país, o Tesouro Direto.
Há 2 anos nossa Selic era de 14,25 por cento, o que tornava o investimento no Tesouro muito atrativo à primeira vista.
No entanto, se você fosse mais a fundo, ia perceber que esse valor tão alto da taxa básica de juros tão alto só significa uma coisa: inflação também alta.
Naquele ano a inflação fechou em 10,67 por cento, enquanto que a Selic acumulada terminou em 13,2 por cento.
A diferença entre Selic e inflação é o juro real, esse é o valor que realmente rendeu um investimento. Pois a Selic acumulou 13 por cento, mas no mesmo período os bens de consumo aumentaram de preço, mais de 10 por cento em média.
É como uma correnteza
A inflação funciona como a correnteza rio abaixo quando o nadador está tentando ir rio acima. O nadador dá quatro braçadas para frente, mas se desloca como se tivesse dado apenas duas, pois a correnteza joga contra.
Por isso que em 2015 a real “velocidade” de quem investia no título do Tesouro Selic era de um pouco mais que 2 por cento.
Estamos com o juro em 7,5 por cento e com previsão de que ela chegue até 7 na próxima reunião do COPOM. Isso daria um acumulado de 9,84 por cento no ano.
Já a inflação está projetada para terminar o ano em 3 por cento, acumulada. Nesse cenário teríamos um juro real de 6,64 por cento.
Compare
Basta colocar o ano de 2015 ao lado do ano de 2017 para ver que o mesmo investimento na Selic vai ser mais vantajoso esse ano do que foi há dois anos.
Mesmo com a Selic valendo quase a metade do que valia em 2015, o juro real deve ser mais que o dobro do que foi naquele ano.
No exemplo do nadador, seria como se ele estivesse em um rio com a correnteza mais fraca e mesmo nadando mais devagar, ele vai mais rápido porque a correnteza é menor.
Por isso, antes de chorar pela Selic em queda, devemos ver o quanto está a nossa inflação e só então tirar conclusões.
Falo assim porque é muito mais fácil e intuitivo olhar para o valor da taxa básica de juros e achar que deve mudar de investimento para algo mais rentável.
Continue no Tesouro
A decisão mais tentadora é migrar para outros investimentos como a Bolsa, mas não dá pra pensar assim.
Pois você viu que em 2015 podia parecer bem melhor, mas na verdade, a rentabilidade real de 2017 vai deixar aquele ano no chinelo.
Então, o que você tem que ter em mente é o juro real e não a rentabilidade nominal. Essa algumas vezes pode te trair e ocasionar uma decisão errada.
A conclusão é que com a Selic em 7,5 por cento, você tem que estar mais feliz hoje com o seu investimento do que era em 2015 com a mesma taxa em 14,25 por cento.
Abraços.