Loading...

Pare de procrastinar! É hora de começar a investir

Por
3 de outubro de 2016
5 minutos de leitura
Nenhum comentário

Se você tem menos de 30 anos e ainda não começou a investir, você pode se arrepender logo.

Uma pesquisa feita pela BNY Mellon mostra que a geração Millennials ainda não tem consciência de como deve investir e recorre aos seus pais para saber como devem fazê-lo.

Pode ser que seus pais sejam experts em investimentos, mas de maneira geral eles vão saber menos que outra fontes focadas em oferecer esse tipo de conteúdo. Por isso, você deve começar a selecionar melhor suas fontes de informação e o principal de tudo: PARE de procrastinar.

Nesse artigo você verá:

  • 4 motivos pelos quais você está procrastinando investir e como combater cada um deles

Procrastinar é algo que atrapalha qualquer profissional em sua atividade mas, para o investidor, procrastinar significa perder dinheiro. Isso porque nesse mundo, a máxima “Time is money” se aplica das mais diversas formas.

Sabendo disso, quero falar para você quais são os 4 principais motivos de você ainda estar procrastinando começar a investir e como combatê-los.

 

1. Falta de clareza dos benefícios


Procrastinar - Benefícios

Quando estamos buscando realizar uma atividade, existem os benefícios primários e os benefícios psicológicos profundos.

O benefício primário seria simplesmente ter mais dinheiro. Isso não é suficiente para fazer você manter o foco de poupar e investir. Aliás, não é suficiente nem para fazer você começar.

O benefício psicológico profundo é uma maneira mais formal de chamar o “sonho”. Isso porque o que vai realmente fazer  você abrir mão de prazeres momentâneos para estudar um pouco mais sobre como investir vai ser seu sonho.

Esse benefício é o mesmo que um estudante tem que ter em mente para conseguir passar no vestibular. A vaga em uma universidade é objetivo primário e, o benefício real, a sensação de vitória ao passar na prova.

>> COMO COMBATER: Visualize sua vida como se você já tivesse alcançado seus objetivos financeiros, seja ele independência financeira, bem material ou uma viagem. Construa na sua cabeça como será esse momento quando alcançar seu objetivo e se apegue a isso quando pensar em desistir ou quando estiver com preguiça de começar.

 

2. Não existir uma data limite


Procrastinar - Deadline

Quando se é jovem, temos a percepção de que ficar velho é um futuro bem distante. Isso gera procrastinação, já que sua aposentadoria será daqui 30 ou 40 anos.

Dado isso, você sempre joga pra frente a data de começar a aprender sobre Tesouro Direto, adia o processo de abrir conta em uma corretora e posterga tirar o seu dinheiro da poupança.

O fato de não ter estipulado uma data para realizar cada pequena tarefa deixa você paralisado. Isso nos leva ao motivo 3.

>> COMO COMBATER: Estipule uma data limite para dar o primeiro passo. O primeiro passo pode ser ler o nosso ebook sobre como investir ainda na faculdade. Ou pode ser fazer algo mais pontual que não exige tanto esforço, como abrir conta em uma corretora. Estipule qualquer uma dessas metas para a semana que vem e escreva isso em algum lugar para cobrar de você mesmo.

 

3. Atividade Complexa


Procrastinar - Multitasking

Quando você quer fazer algo que é muito complexo do seu ponto de vista e esse objetivo é composto de várias pequenas atividades, você simplesmente vai adiando.

Imagine que você queira abrir uma empresa. Para isso você precisa: contratar pessoas, abrir empresa legalmente, abrir conta em um banco, prospectar clientes, comprar materiais para empresa, cotar preço e prazos de fornecedores, atender as demandas dos clientes e muito mais. Quando você percebe que o seu desejo envolve algo muito complexo, isso pode paralisar você.

Investir é a mesma coisa. Você pode ficar pensando na dificuldade que é escolher uma corretora, nos passos para escolher onde colocar seu dinheiro, riscos envolvidos, detalhes das transações e por aí vai. Isso aguça seu senso de procrastinação.

>> COMO COMBATER: Para combater isso, precisamos de um papel e uma caneta. Nele você vai anotar todas as atividades que devem ser realizadas para você começar a investir. Vou dar 2 para você começar sua lista: abrir conta em uma corretora e aprender sobre tesouro direto. Continue completando sua lista com TODAS atividades relevantes que vierem à sua cabeça. Essa lista vai fazer você perceber que aquele “monstro” não é tanta coisa assim e que, realizando atividades menores, você consegue atingir seu objetivo.

 

4. Não existe cobrança


Procrastinar - Cobrança

A procrastinação pode ser encarada como você enganando a si mesmo. Ninguém melhor para se justificar para você do que… você mesmo!

A situação é a seguinte: você tinha que ir à academia e, quando chegou em casa, resolveu desistir. Então, para se convencer, você mesmo se justificou: “amanhã eu vou”, “só um dia não vai fazer diferença”, “no sábado eu vou”. Como eu disse, ninguém melhor que você para se justificar.

Isso acontece porque não tem ninguém te cobrando de fazer o que tem fazer. Investir pode trazer os mesmos problemas. Adiar os primeiros passos são justificados por você com total força e aderência.

>> COMO COMBATER: Delegue a outra pessoa a função de te cobrar. Você pode trabalhar isso de duas formas: falando para um amigo te cobrar dentro de uma semana ou trazendo esse amigo para ser seu companheiro nos investimentos. O interessante é não deixar a meta em aberto, ela tem que ter uma data e uma hora (segunda-feira meio dia será a cobrança). Quando iniciei essa jornada, trazer um cara mais organizado e de diferentes características para conversar sobre investimentos foi essencial para minha evolução como investidor. Esse cara foi o Vinícius, que até hoje está comigo nessa.

Por isso, me aliar a alguém que queria as mesmas coisas que eu (mas tem características complementares) foi um passo importante para barrar minha procrastinação. O fato de ter alguém com quem conversar faz você ter vontade de estudar para trazer coisas novas, de realizar aquela atividade que falta para se igualar ao seu amigo e isso tudo evita a procrastinação.

Pare de procrastinar


Se você ainda não começou a cuidar melhor da sua grana, PARE DE PROCRASTINAR, porque amanhã ela vai valer menos do que hoje.

Que tal comentar abaixo os principais motivos que te fazer ou fizeram procrastinar?

Nos vemos na próxima!

*As imagens desse post foram retiradas de freepik.com

Sobre o Autor:

Desde o terceiro ano de faculdade decidiu que mais importante do que se formar em Engenharia era se tornar um empreendedor. Por isso participou de várias iniciativas e em uma delas foi mentorado por um ano pelo board de Healthcare da General Eletrics. Hoje é responsável pela estratégia Big Boss e as segundas-feiras toma café enquanto escreve o Granaê.