Loading...

5 dicas que você precisa saber para não errar no Natal

Por
22 de dezembro de 2017
5 minutos de leitura
Nenhum comentário

Natal é essa semana e você já se preparou para as suas compras na época que o comércio mais lucra no ano?

Essa é a principal data para o comércio brasileiro, movimentando todos os setores, de vestuário a brinquedos, passando por perfumes, cosméticos, eletrônicos e alimentos.

Dia 25 de dezembro é uma data muito importante para a grande maioria dos brasileiros. Não sei qual o significado que o Natal tem para você, mas tenho certeza de que podemos tirar boas lições dele.

Todo ano é a mesma coisa: shoppings e lojas lotados perto da penúltima semana do ano. Parece que todos deixam para a última hora para realizar suas compras.

Mas o que acontece quando muitas pessoas vão ao shopping ao mesmo tempo?

Demoram mais para encontrar vaga para estacionar, as filas ficam maiores e eventualmente até os preços sobem tamanha é a procura por produtos.

As pessoas são tomadas por estresse e ansiedade além daquele sentimento de amor com o próximo de que “tudo bem não achar um presente tão barato assim, o importante é agradar quem a gente gosta”.

Todos os anos vemos isso acontecer e nada muda no ano seguinte. Estamos acostumados a deixar para a última hora, mesmo sabendo que isso é prejudicial.

Nesse artigo vou te dar algumas dicas para você não se prejudicar nesse natal. São elas:

  • Primeira dica: Estabelecer limite de gastos
  • Segunda dica: Faça uma lista
  • Terceira dica: Amigo secreto
  • Quarta dica: Pesquise antecipadamente
  • Quinta dica: Deixe para presentear depois

Vamo aê?

 

Primeira dica: Estabelecer limite de gastos


É normal nessa época do ano estarmos amistosos e pensando em só fazer o bem para aquelas pessoas que amamos, mas não precisamos exagerar não é mesmo? Afinal, dá para agradar sem gastar muito, o que importa é com qual intenção você presenteia.

Você pode pesquisar mais e estabelecer um valor limite para gastos com cada presente, ou com todos os presentes no geral.

Você já deve ter ouvido aquela história que brasileiro tem aquela mania de deixar tudo para a última hora, não é?

Comprar os presentes nas vésperas é cilada, as lojas sabem que todo ano tem gente desesperada e colocam os preços lá em cima. Fora que quanto mais em cima da hora, menos você vai ter tempo de pesquisar e avaliar se os valores valem a pena e principalmente se entram no seu bolso.

Véspera de natal é pior ainda! Você liga o noticiário e só se fala disso, como as lojas de rua e shoppings estão lotados de gente, desesperada pelo presente ideal.

 

Segunda dica: Faça uma lista


Essa é uma ideia clássica, não te deixa esquecer de ninguém, privilegia quem você gosta mais e ainda te dá um maior senso de organização.

Pense nos presentes que você quer dar, separe o que pretende escolher para cada pessoa em ordem de prioridades. Selecione algumas segundas opções, sem esquecer dos valores determinados e a partir dai comece a dar uma pesquisada nas lojas.

A ideia de separar prioridades de presentes e estabelecer gastos com cada presente é de não gastarmos além do que podemos.

Com isso, você que acompanha os nossos conteúdos já sabe que não devemos parcelar e gastar o que não temos, não é?

Isso mesmo, último mês do ano, você não quer começar o ano que vem com dívidas acumuladas.

 

Terceira dica: Amigo secreto


Você quer dar presentes, ser presenteado e não deixar ninguém de fora? O amigo secreto é uma ótima opção.

Família, amigos, colegas do escritório, é muita gente para presentear e você não tem como agradar todo mundo né?

Então, o amigo secreto é usado a anos para aqueles que querem dar presentes, querem ganhar, mas não conseguem fazer isso com todos na mesma época de uma vez.

Na maioria das vezes, o grupo pode determinar um valor máximo e mínimo, ou que tipo de presente será dado, como no caso do amigo chocolate, por exemplo.

Com essa opção, todo mundo poderá ganhar, todo mundo irá presentear e o por último e mais importante, todo mundo economizará.

 

Quarta dica: Pesquise antecipadamente


Você já fez uma lista, estabeleceu o limite de gastos, e viu quanto cabe no seu bolso, agora só falta pesquisar os melhores preços nas lojas e saber qual produto te traz maior custo benefício.

Para isso, você pode contar com a ajuda de sites de cashback que te dão parte do seu dinheiro gasto em compras online, de volta.

Nesse artigo aqui, eu te apresentei algumas Startups que te proporcionam maneiras diferentes de economizar seu dinheiro de maneira segura, algumas vezes trocando por espécie, bônus e até pontos em compras futuras.

Os parceiros desses sites têm selos de segurança que garantem compras e descontos seguros. Se você pensou antecipadamente, para compras online, eles são as melhores opções.

Seja comida da ceia ou os presentes da família, deixar para os 45 minutos do segundo tempo é o maior erro.

Vá até as lojas antes e não espere os lojistas aumentarem os preços e nem deixe bater o desespero em você.

Pesquisar e avaliar com calma é a melhor decisão que você pode tomar para que o seu natal seja o melhor e que o próximo ano não comece com dívidas que poderiam ter sido evitadas.

 

Quinta dica: Deixe para presentear depois


Você não se programou e deixou para comprar tudo na última hora como a grande maioria que lotou os shoppings e supermercados?

As chances de você conseguir comprar alguma coisa que valha a pena na véspera são quase que nulas. Fora o estresse desnecessário que você vai passar certamente.

Não é segredo para ninguém que, após o Natal, temos grandes descontos nos preços. O momento de euforia das compras já passou e é hora de zerar o estoque para começar o próximo ano com produtos novos.

Quem espera para comprar presentes após o Natal acaba economizando bem mais.

“Mas André, qual a graça de trocar presentes depois da virada do dia 24 para o dia 25?”

Eu sei que perde um pouco da emoção da coisa deixar de trocar os presentes na data comemorativa, mas, pela economia, às vezes vale a pena.

Portanto, assim como eu levo essa lição para mim, espero poder passá-la para você também. Não adianta querer comprar só quando todo o resto da galera quer o mesmo que você. Saber buscar momentos alternativos pode ser bem vantajoso.

Erros nós sempre cometemos, o importante é sempre buscar melhorarias em cada um deles.

E para você quais são os métodos que você utiliza para economizar no Natal? Conta aê pra gente.

Um abraço!

 

Sobre o Autor:

Desde o terceiro ano de faculdade decidiu que mais importante do que se formar em Engenharia era se tornar um empreendedor. Por isso participou de várias iniciativas e em uma delas foi mentorado por um ano pelo board de Healthcare da General Eletrics. Hoje é responsável pela estratégia Big Boss e as segundas-feiras toma café enquanto escreve o Granaê.