Loading...

LCI e LCA: Uma opção ao CDB (e sem Imposto de Renda)

Por
16 de janeiro de 2017
7 minutos de leitura
6 comentários

Quando ouvimos falar em CDB, sempre ouvimos também sobre LCI e LCA. Isso acontece porque eles são investimentos muito parecidos.

Mas quão parecidos eles são? Qual é o melhor investimento, LCI, LCA ou CDB?

No artigo anterior falamos sobre CDB e como funciona para investir nessa modalidade. Nesse artigo iremos falar sobre LCI e LCA e quais a diferenças entre os três.

Fica por aqui que você vai saber:

  • Para que servem?
  • Quando vale a pena investir
  • Investindo através de bancos grandes vs. bancos pequenos 
  • Comparando LCIs e LCAs com o Tesouro Direto
  • Por onde investir

 

Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio


Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio são os significados das nossas queridas LCI e LCA respectivamente. Da mesma forma que o CDB, você empresta dinheiro para o banco, mas agora não mais para financiar atividades do Banco em si. As LCIs são para financiar atividades no setor imobiliário e as LCAs financiam o agronegócio.

Logo de cara você deve pensar que seu dinheiro servirá para construir grande prédios, alugar máquinas, pagar engenheiros ou plantar em grandes extensões de terra. De fato é realmente para isso que as LCIs e LCAs servem, mas o que precisa ficar claro é o risco que você corre.

Nesse produtos, o risco que corremos não é de um empreendimento imobiliário não vender ou ocorrer algum desastre natural que devaste as plantações. O risco de uma LCI ou LCA é o do próprio banco não conseguir honrar suas dívidas. Isso pode ocorrer não apenas quando um empreendimento vai mal, mas quando o banco todo vai mal.

Quem nos dá garantia do dinheiro emprestado é o banco e não o empreendimento imobiliário ou do agronegócio.

Por essa razão não faz muito sentido falar separadamente delas. Elas são basicamente o mesmo produto se visto do nosso ponto de vista (compradores desses títulos).

Então vamos aos fatos, ou melhor, aos 3 fatos que considero mais importantes para quem vai investir em LCI ou LCA.

 

#1 – É livre de imposto de renda

Isso mesmo, você não leu errado! As LCIs e LCAs são livres de imposto de renda. Isso implica que a rentabilidade falada nesse investimento é a líquida.

Mas porque eles são livres de imposto de renda?

Esses tipos de investimentos financiam os dois setores da economia que falamos acima. A não cobrança de IR nesse tipo de investimento está ligada ao fato de o governo querer estimular tanto o setor imobiliário quanto o de agronegócio.

Por consequência, se não temos que pagar impostos sobre os ganhos nesse investimento, o percentual do CDI oferecido ao investidor tende a ser menor do que se comparado a um CDB.

Assim como o Vinícius mencionou no post sobre CDB, as LCIs e LCAs também terão sua rentabilidade atrelada ao CDI. No entanto, com uma pequena diferença, enquanto os retornos do CDB são quase sempre mais que 100% do CDI (no caso de bancos menores), os retornos das LCIs e LCAs dificilmente ultrapassam os 100% do CDI.

 

#2 – Não podemos comparar diretamente os rendimentos de um CDB com LCI e LCA

Não existe nada diferente na comercialização das LCIs e LCAs se comparado ao CDBs. São tanto oferecidas por bancos grandes, quanto por bancos pequenos.

Nos bancos grandes você negocia com o gerente do banco o retorno e, para comprar de bancos pequenos, você deve recorrer às corretoras.

O cuidado deve ser com o rendimento ofertado por cada um dos produtos. Isso porque não dá para comparar bananas com laranjas.

Enquanto as LCIs e LCAs são isentas de IR, devemos considerar que sobre o rendimento do CDB ainda incidirá imposto de renda, de acordo com a tabela abaixo:

 

Tempo de aplicação Imposto de Renda
0 a 180 dias 22,5%
181 a 360 dias 20%
361 a 720 dias 17,5%
+ de 721 dias 15%

Mas André, eu só acredito vendo algumas contas!

LCI e LCA - Cálculos

Ok, ok. Para podermos comparar os rendimentos de ambos, devemos fazer a seguinte conta simplificada:

Taxa LCI/LCA (equivalente) = Taxa CDB x (1-imposto de renda)

Essa equação é a simplificada, porque o valor de uma LCI/LCA equivalente envolve uma conta um pouco mais complexa que não quero me ater por aqui.

Para ficar mais claro, vamos ver um exemplo:

  • CDB (Banco do José): 181 dias; investimento de R$ 10.000,00; 112% do CDI
  • LCI (Banco da Maria): 181 dias; investimento de R$ 10.000,00; 96% do CDI

Dado isso, vamos calcular uma LCI equivalente ao CDB.

Taxa LCI/LCA (equivalente) = 112% x (1-20%)

Taxa LCI/LCA (equivalente) = 112% x (1-0,20)

Taxa LCI/LCA (equivalente) = 112% x (0,8)

Taxa LCI/LCA (equivalente) = 89,6%

A taxa equivalente foi de 89,6%, o que nos mostra que a LCI do Banco da Maria é mais rentável que o CDB do Banco do José.

Como eu disse acima, essa taxa equivalente é muito próxima da real. Se fosse fazer o cálculo mais correto, essa taxa seria de 90,2%. Perceba que isso é uma diferença muito pequena e, por isso, a conta simplificada já nos serve.

Para questões práticas envolvendo seleção de produtos bancários, usamos o app renda fixa, nele, você consegue comparar um CDB com uma LCI ou LCA, dadas suas respectivas taxas. Por outro lado, se você é doente por fórmulas que modelem exatamente o que acontece, pode baixar nosso PDF explicativo, em detalhes e aproveitar.

Cada um com a sua loucura!

#3 – O rendimento da LCI/LCA está ligado à sua liquidez

Assim como no CDB, o Banco vai privilegiar com mais rendimento quem deixar o dinheiro investido por mais tempo. Por isso, uma LCI de 720 dias vai render mais que uma LCI de 60 dias, em um mesmo banco, com mesmo investimento inicial.

Além disso, outros dois fatores influenciam o retorno de uma LCI/LCA:

  • Valor mínimo requerido
  • Classificação de Risco do banco emissor (confira aqui a escala pelas três principais agências)

 

O que Levar em Consideração para Investir em LCI e LCA?


Como escrevi desde o começo, as Letras de Crédito são quase iguais e só são um pouco diferentes do CDB. Por isso, quando for investir, esses produtos podem ser colocados na mesma cesta e devem passar pelas mesmas análises.

O primeiro cuidado é saber a rentabilidade anual do produto e comparar com a poupança. Já vi muito rendimento de LCIs bem próximo da poupança. Geralmente, essas rentabilidades muito baixas são oferecidas por bancos grandes. Nas corretoras, quase sempre você encontra oportunidades melhores para quem está começando e tem pouca grana.

Assim que decidir investir, precisa saber se esse dinheiro pode ficar travado pelo tempo determinado na hora da compra. Se você tiver alguma dúvida de que não pode esperar o prazo determinado, é melhor nem arriscar.

Isso porque se você tiver que recorrer a cartões de crédito ou cheque especial, sua rentabilidade nesse investimento não vai valer de nada perto dos juros que você irá pagar.

Como alternativa para as Letras de Crédito, temos o Tesouro Direto, que possui liquidez diária e pode salvar você no caso de alguma emergência.

 

LCI/LCA vs. Tesouro Direto


No nosso artigo sobre o Tesouro Direto, explicamos em detalhes as modalidades. A que mais se aproxima à LCI e LCA é o Tesouro Selic.

No entanto, devemos ficar atentos na comparação dos rendimentos, o Tesouro Selic é como um CDB que rende 100% do CDI. Por isso, devemos usar a conta logo acima para decidir se vale mais à pena o Tesouro Selic ou uma LCI/LCA.

Adiantando seus cálculos, uma LCI ou LCA próxima de 87% do CDI já supera o Tesouro Selic. Por outro lado, investindo em bancos, você passa a correr o risco do banco quebrar, que é maior do que o risco do país quebrar.

Por isso, sempre fique atento ao rating dos bancos!

 

Por onde investir?


Assim como no caso do CDB, para comprar LCI/LCA de bancos menores, você não precisa abrir uma conta em cada banco para comprar esse produtos.

Na verdade, para bancos grandes você precisa fazer exatamente isso. Porém, se você pretende investir em LCIs e LCAs de bancos menores, isso pode ser feito através de corretoras.

Através delas, você pode comparar LCIs e LCAs de diferentes bancos e decidir qual é o melhor para você. Fique atento, apenas, à taxa de administração cobrada pela corretora, mas nesse quesito, as taxas são bem transparentes.

 

Agora é com você


LCi e LCA-Proximos Passos

Nesse artigo pudemos ver um pouco sobre as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio, mas você deve estar pensando o que fazer agora que decidiu investir em Letras de Crédito.

Então vamos aos passos que você deve seguir para investir nesse produtos.

  1. Decidir quanto você pretende investir
  2. Saber quando você precisará do dinheiro de volta
  3. Se não sabe ou se precisar no curto prazo, existem algumas LCIs e LCAs com liquidez diária em bancos grandes
  4. Se não for precisar do dinheiro no curto prazo, os bancos pequenos oferecem maior rentabilidade que os bancos grandes
  5. Se for investir através de um banco grande, chame o seu gerente para uma negociação de rentabilidade
  6. Já se optar por um banco menor, você terá que ter uma conta em uma corretora.
  7. Agora, só transferir a grana pra corretora ou banco e investir.

 

Sempre é bom lembrar que o investimento em Renda Fixa tem que prezar pela segurança.

Eu e o Vinícius colocamos sempre a segurança em primeiro lugar e assim queremos que você faça. Por isso, a Renda Fixa compõe a maior parte dos nossos investimentos.

Até a próxima!

Sobre o Autor:

Desde o terceiro ano de faculdade decidiu que mais importante do que se formar em Engenharia era se tornar um empreendedor. Por isso participou de várias iniciativas e em uma delas foi mentorado por um ano pelo board de Healthcare da General Eletrics. Hoje é responsável pela estratégia Big Boss e as segundas-feiras toma café enquanto escreve o Granaê.
  • Pucci Guilherme

    cara, não é assim que se calcula a equivalência entre CDI x LCI/LCA, o fator dos juros compostos enquanto o dinheiro está investido muda o retorno do CDI alterando ligeiramente essa fórmula.

    A conversão exata nesse exemplo que vocês deram é de 90,2% LCI = 112% CDI isso para 181 dias. Conforme os dias vão passando o CDI vai crescendo para cima da LCI, no caso de 360 dias (mesma faixa de IR para o CDI) a conversão correta é de 90,67%, no dia seguinte (mudando a faixa do IR) seria 93,45% LCI = 112% CDI e não os 92,4% que a fórmula sugere.

    • André Franco

      Guilherme, muito obrigado pelo seu adendo. O seu ponto é super relevante para calcular na ponta do lápis o retorno da LCI e LCA e compará-las com o CDB. Inclusive atualizamos o post, mencionando isso.

      Obrigado de verdade.

      Por outro lado, a conta que trouxemos inicialmente é simplificada e já dá uma noção bastante clara de base de comparação. A proposta do investeaê é simplificar as coisas e o cálculo simplificado é de fácil compreensão para a maioria das pessoas.

      Como engenheiro, eu adoro uma aproximação e fiz isso durante todo o curso. Trata-se de um erro de menos de 1%. Acho que o crime compensa =)

      Mas novamente, obrigado pela observação. Sendo críticos e criticados é que crescemos. Por isso vou tomar o cuidado de sempre falar os detalhes relevantes.

      Aliás, incluímos um link no texto que leva para um PDF que acabamos de produzir para esclarecer as contas em detalhes.

      Abração!

      • Pucci Guilherme

        Boa André! Entendo perfeitamente, mas realmente achei necessário esclarecer que a coisa estava simplificada e existia uma pequena variação.

        Boa sorte e sucesso!

  • Bruno Vinnicius

    Pessoal,

    LCI e LCA não são garantidos pelo FGC igual o CDB?

    Valeu!

    • André Franco

      Bruno, são sim. Tanto a LCI, LCA e CDB são garantidos pelo FGC. Minha única ressalva nesse ponto é que o FGC não funciona de fato como um seguro, pois eles só pagam você se tiverem dinheiro em caixa.

      Atualmente, por exemplo, o FGC só possui 3% de todo o valor “segurado” em caixa. Ou seja, se todos os bancos falirem de uma vez, ele só consegue pagar uma parte bem pequena

      • Bruno Vinnicius

        Não sabia disso! Valeu!