Loading...

Os 12 Passos da Jornada do Investidor

Por
24 de outubro de 2016
7 minutos de leitura
Nenhum comentário

Todos nós estamos vivendo jornadas, assim como os heróis de mitologia grega ou os heróis de quadrinhos da Marvel.

O investidor também vive a sua jornada, como veremos logo abaixo.

Joseph Campbell foi um antropólogo que estudou a Jornada do Herói mais a fundo. Ele foi o primeiro a perceber que todos os heróis da mitologia seguiam a mesma jornada cíclica, o que consta em seu livro O Herói de Mil Faces.

Os Heróis enfrentam desafios, se superam e ganham recompensas com isso. Perceba que isso é exatamente o que acontece no seu dia-a-dia. Você acorda, resolve problemas e ao final do dia tem a recompensa de estar sem preocupações e poder tirar uma boa noite de sono.

Muito mais que isso, você leva sua vida da mesma forma. Enfrenta desafios como vestibular, provas complexas e entrevistas de emprego. Então você colhe as recompensas, como a vaga em uma universidade de ponta, boas notas e aquele emprego dos sonhos.

Se você ainda está perdido sobre o que o artigo vai falar, fica comigo, pois nesse post você verá:

  1. O que é a Jornada do Herói
  2. Quais são os 12 passos da Jornada do Herói
  3. Quais são os 12 passos da Jornada do Investidor

Vamos entender o que a história de Joseph Campbell tem a ver com seus investimentos e com você, como investidor!

 

A Jornada do Herói


 

Monomito, como também é conhecida a Jornada do Herói, foi apresentado em 1949 por Joseph Campbell. Ele visualizou que todos os mitos antigos seguiam uma jornada cíclica de 12 passos. Nela, o herói atende um chamado a uma aventura, ou encontra um problema que precisa ser resolvido e sai para a sua jornada.

Então, ele vence seus desafios, resolve os problemas e quando volta para o ponto de partida, ele é recompensado com o elixir. Esse elixir é o benefício transformador, pois apesar de voltar para o seu mundo normal, agora ele se sente uma pessoa diferente.

Jornada do Heroi

 

Os 12 passos da Jornada do Herói

O herói se encontra no mundo ordinário, antes de a história começar. Ele realiza suas atividades sem saber a jornada que o espera. Nos filmes, essa fase representa o momento em que o herói ainda não foi testado. Aliás, ele talvez nem saiba que é um herói até o primeiro passo da jornada:

1. O chamado à aventura

Um problema se apresenta para o herói, um desafio ou uma aventura. Nesse estágio o herói tem o seu mundo comum abalado por um fato que o faz pensar em agir de forma diferente e sair do mundo ordinário.

2. O encontro com o mentor

O herói encontra uma pessoa mais experiente que o auxiliará na sua jornada. Esse mentor o informa e o treina para os desafios que irá enfrentar.

3. O cruzamento do primeiro portal

O herói abandona o mundo comum e ingressa na aventura. Esse é o momento em que ele cruza a linha para o desconhecido, o começo da real aventura, num mundo extraordinário, incomum.

4. Provocações, aliados e inimigos

Nesse momento da jornada, o herói é testado em pequenos desafios que o preparam para um desafio maior. Nessa fase, ele encontra alguns aliados e entende quem são seus inimigos. Após esse estágio, entende as regras desse novo mundo em que ele entrou, até então desconhecido.

5. Aproximação

O herói tem êxito no estágio anterior e se aproxima do desafio maior. Esse passo é apenas uma transição. Em algumas histórias pode nem ser perceptível.

6. Provocação difícil ou traumática

A maior crise da aventura, desafio de vida ou morte. Esse é o momento da jornada que o herói se preparou para enfrentar. Todos os pequenos desafios no caminho o prepararam para ter ferramentas para vencer esse desafio nessa fase.

7. Recompensa

O herói enfrentou seu grande desafio, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha sua recompensa. Essa recompensa é transformadora para o herói e passa a destacá-lo da maioria.

8. Resultado

O herói está transformado e não é mais a mesma pessoa que entrou na aventura. A recompensa adquirida foi de grande valor e o transformou.

9. O caminho de volta

Após vencer sua maior batalha e conseguir sua recompensa, o herói deve voltar para o seu mundo comum e levar a transformação para mais pessoas.

10. Ressurreição do herói

Outro teste no qual ele enfrenta a morte e deve usar tudo que foi aprendido. Esse passo não consta em algumas histórias e é uma repetição do estágio 6.

11. Regresso com o Elixir

O herói volta para casa com a recompensa e a usa para ajudar outras pessoas do mundo comum.

12. Status Quo

O ciclo se completa e o herói assimila a jornada, voltando à situação normal, o Status Quo. É assim que muitas histórias de heróis terminam, com este voltando para casa após um ciclo de aventuras.

 

Nem todas as histórias de heróis possuem esses 12 passos, mas a estrutura se repete sempre. Esses passos se assemelham também às pequenas jornadas que enfrentamos ao longo da vida.

Toda vez que decidimos aprender algo novo, como cantar, falar uma nova língua ou usar um novo software, nós mergulhamos em uma jornada. Passamos por desafios e, ao final, a recompensa é deter esse conhecimento. Com o conhecimento em mãos, nós queremos que mais pessoas saibam e desfrutem disso.

Depois de entender a jornada do herói como uma coisa pessoal eu percebi que isso aconteceu comigo também. Quando o assunto é investir, eu consigo identificar os passos pelos quais eu passei até ter o entendimento que eu queria sobre o assunto.

Por isso eu consigo trazer aqui os 12 passos da jornada do investidor.

 

Os 12 Passos da Jornada do Investidor


Jornada do Investidor

A Jornada do Investidor se inicia no mundo comum. A pessoa está no seu mundo, realiza suas atividades normalmente e não pensa no seu futuro financeiro. Então é chamada para o primeiro passo:

1. O chamado para aventura

O investidor percebe que precisa pensar no futuro, que pode fazer seu dinheiro render com o tempo. Esse chamado pode acontecer através de um amigo, ou percepção da realidade que o cerca.

2. A relutância

Ele se recusa a acreditar que é possível. Ainda acredita em mitos sobre investir e tem medo de perder dinheiro. Ele pensa que é melhor continuar no mundo ordinário (como a Poupança).

3. O encontro com o mentor

O investidor encontra um amigo ou mentor que passa a auxiliá-lo ou acompanhá-lo na jornada. Esse mentor o faz ter mais certeza de iniciar esse caminho.

4. O cruzamento do primeiro portal

Então o investidor mergulha em um mundo totalmente novo. Ele abre conta em uma corretora fora do banco.

5. Provocações, aliados e inimigos

O investidor começa a entender como pode investir seu dinheiro na corretora. Ele passa por alguns problemas e encontra pessoas dispostas ajudá-lo. Por outro lado, também encontra inimigos, como os bancos, que apenas querem mantê-lo na poupança ou em produtos piores.

6. Aproximação

O investidor começa a ter êxito nos seus investimentos, percebe que com pequenos ajustes e sem muita preocupação já consegue superar os rendimentos da poupança. Nessa fase ele entende já boa parte das aplicações que se propôs a aprender.

7. Provocação difícil ou traumática

A maior crise que o investidor enfrenta, pode ser realmente uma crise mundial, como foi a de 2008. Nesse momento, terá que se provar como um bom investidor. Talvez ele pense que seria melhor continuar no mundo de onde saiu, mas é só superando esse desafio que ele pode enxergar além do mundo de onde veio.

8. Recompensa

Após a crise, o investidor volta a ver seus rendimentos aumentarem e passa a ficar satisfeito com o que vê. A recompensa é o conhecimento adquirido e a sensação de estar no rumo certo para alcançar seus objetivos.

9. O caminho de volta

Então o investidor decide voltar para o mundo comum onde estava antes de começar a investir.

10. Resultado

Ele assimila o resultado dessa jornada como uma experiência de aprendizado e crescimento. Não só colhe bons resultados dos seus investimentos, como também pode se considerar uma pessoa renovada.

11. A ressurreição do investidor

Agora ele pode realmente pode ser chamado de investidor. A pessoa que não sabia investir já não existe mais.

12. Recomeço

O investidor volta para o seu ponto de partida com o conhecimento adquirido e transformado. Agora ele pode contar a mais pessoas e levar esse conhecimento para elas.

 

Onde você está na sua jornada?


O melhor de entender o seu aprendizado como esses 12 passos citados é poder se visualizar e saber em qual passo se encontra, assim como saber quais serão seus próximos passos.

Com o blog do Investeaê eu acredito que eu e o Vinícius estamos no passo 12. Nós aprendemos vários conteúdos e agora estamos utilizando o blog para passar nosso conhecimento para os leitores.

O interessante é que esse ciclo não é único. Ele se renova a cada jornada, assim como o Harry Potter ou o Frodo passam pelos 12 passos em cada novo livro.

Podemos dizer que passamos por um ou mais ciclos até agora, mas sempre nos encontramos em uma nova jornada de aprendizado.

Já você pode ver o Investeaê como seu mentor, aquela pessoa que possui ferramentas para auxiliá-lo na sua jornada. É exatamente assim que eu quero que você nos veja, como o seu amigo que lhe auxilia e o acompanha nessa jornada.

Vamos juntos?

 

Sobre o Autor:

Desde o terceiro ano de faculdade decidiu que mais importante do que se formar em Engenharia era se tornar um empreendedor. Por isso participou de várias iniciativas e em uma delas foi mentorado por um ano pelo board de Healthcare da General Eletrics. Hoje é responsável pela estratégia Big Boss e as segundas-feiras toma café enquanto escreve o Granaê.